Now reading

“Todos os Contos” de Clarice Lispector – Laços de Família #11: “Mistério em São Cristóvão”

“Todos os Contos” de Clarice Lispector – Laços de Família #11: “Mistério em São Cristóvão”
“Todos os Contos” de Clarice Lispector – Laços de Família #11: “Mistério em São Cristóvão”

Mais um conto do livro Todos os Contos de Clarice Lispector. Este projeto foi idealizado pela Márcia Cogitare do Blog Surtos Literários. A publicação da Márcia pode ser lida clicando aqui.

Mistério em São Cristóvão é um conto breve sobre uma família de classe média em que um evento altera o frágil equilíbrio de prosperidade.

O que tornava particularmente abastada a cena, e tão desabrochado o rosto de cada pessoa, é que depois de muitos anos quase se apalpava afinal o progresso nessa família: pois numa noite de maio, após o jantar, eis que as crianças têm ido diariamente à escola, o pai mantém os negócios, a mãe trabalhou durante anos nos partos e na casa, a mocinha está se equilibrando na delicadeza de sua idade, e a avó atingiu um estado.

Eles vão se deitar após este dia tranquilo de maio. No meio da madrugada, três homens fantasiados saem de uma casa próxima para irem a um baile.

Um era alto e tinha a cabeça de um galo. Outro era gordo e vestira-se de touro. E o terceiro, mais novo, por falta de ideias, disfarçara-se em cavalheiro antigo e pusera máscara de demônio, através da qual surgiam seus olhos cândidos.

Os três homens passam em frente à casa da família de classe média e vêem um jardim repleto de jacintos. Resolvem pular a grade para pegar algumas flores para enfeitar as fantasias.

Mas eis que, após a invasão, estando parados no meio do jardim, vêem o rosto da jovem através da janela. Os invasores morrem de medo, porque estavam invadindo a casa, e saem correndo, pulando de qualquer jeito a grade do jardim.

Mas fiquei imaginando a moça, ao ver três mascarados: um galo, um touro e um demônio, no meio da madrugada à frente de sua janela! Ela saiu correndo e gritou, acordando toda a família e destruindo o equilíbrio frágil.

 

Written by

Instagram
  • #lopedevega #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #fiodordostoievski #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #elianebrum #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #eugéniodeandrade #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #richardHooker #citações #reflexõesdesilviasouza