Now reading

Teoria da conspiração

Teoria da conspiração
Teoria da conspiração

Muitas vezes depois de assistir a alguns filmes de ação hollywoodianos, fiquei pensando onde os escritores e roteiristas tinham arrumado tanta criatividade para imaginar aquela teoria da conspiração.

Hoje percebi que estou vivendo em uma dessas histórias impossíveis, do tipo que deixa qualquer filme para trás. Meu sentimento neste momento é de quem acabou acordar de um sono profundo e, em vez do mundo real, encontrou uma realidade paralela abominável e cruel. E dá vontade de voltar a dormir esperando acordar no sonho que eu gostaria que fosse a verdade do país.

As coisas estão tão confusas que me deixam tonta e ainda me custa acreditar em todo esse emaranhado de interconexões, onde apenas as pessoas que trabalham e pagam os impostos que sustentam todos os conspiradores são deixadas de fora dos bastidores.

De repente, toda aquela suspeita de que todos os poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) estão de mãos dadas, brincando de roda e escolhendo um bobo por vez só pra despistar todo mundo, não é mais uma suspeita… é a mais pura verdade!

De repente, percebo que não existem inimigos políticos; todos estão associados em roubar e sair sem ser descoberto. Já estou aqui pensando que os que mais são punidos devem ser os mais bobinhos, as buchas de canhão ou os bodes expiatórios, usados como cortina de fumaça pra enganar o público, enquanto o chefão não será nunca incriminado, porque ele conhece como ninguém o jogo sujo da política.

De repente, vejo que todas as notícias são manipuladas para atender os interesses daqueles que liberam mais dinheiro e não se preocupam em contar as histórias da forma verdadeira, como deveria ser o papel do jornalismo imparcial. Aí, eu na minha ingenuidade, decido que não vou mais assistir a esse veículo de comunicação que pretende manipular a opinião do povo… até perceber que eu assistir ou não não faz a menor diferença, porque o restante do país está mais interessado em saber o que vai acontecer na novela.

De repente, percebo que não estou livre; livres estão os que detêm o poder e fazem o que bem entendem, sem prestar a mínima atenção nas milhões de pessoas que estão presas em um fosso gigante cercado de vidro à prova de som, de onde não podem ser ouvidos, vivendo a ilusão de estarem livres porque conseguem ver o sol e a lua e acham que são capazes de tomar as rédeas do que acontece no país.

De repente, me dou conta de que imaginei a luz no fim do túnel, sonhei com a punição de todos os culpados, comprei o sonho de alguns idealistas como eu que achavam que seriam capazes de brigar com gente esperta que manda no país há décadas.

O sentimento que tenho é de que estou nesse filme conspiratório, sendo enganada da forma mais descarada possível e totalmente incapacitada de fazer alguma coisa pra me libertar, como se a voz estivesse presa e meu grito saísse mudo.

Talvez as notícias que eu li ontem nas manchetes dos jornais tenham me tirado a esperança de que algo de fato vai mudar.

Quem sabe amanhã acordo desse pesadelo finalmente…

Written by

4 Comments
  • Silvia tenha certeza de que vc despertou mesmo, vivemos em uma espécie de fazendinha, somos gado, servimos de alimento aos grandes dominadores. A política é assim: dizia um político honesto ao outro “eu faço pra mim” dizia o corrupto, “mas e o Brasil?”, retrucou o honesto. “O Brasil que se ….. piiiiiiiii”. è simplesmente assim. Eu estou no processo de despertar também, é muito difícil aceitar toda essa enganação. Uma coisa que serviu pra mim: meditação, controle respiratório! E bem vinda ao clube, força ai!

    • Silvia Souza disse:

      Olá, Eder!
      Deve existir algo que a gente possa fazer… não consigo simplesmente aceitar essa situação…
      O Brasil é um país grande, bonito, com inúmeras possibilidades e que vem sendo destruído…
      O triste é que cheguei a viver alguns momentos de esperança na mudança, na melhora dessa situação… Acho que essa esperança destruída é que me deixou mais desanimada de novo.
      Mas não vou deixar de lutar pela mudança dessa situação.
      Beijo!

  • carlos disse:

    Olá Silvia, creio que muitos que estão na mesma situação. Atendemos os fatos com rosto confuso. Pela minha parte, enquanto eu concluiu que era melhor se concentrar no que acontece ao seu redor e friamente estudar a situação social geral. Esses dias eu aprender história em um livro muito interessante que eu recomendo. “De Animaís a Deuses”, Yuval Noah Harari .As verdades do barqueiro dizem aqui. Um abraço.
    E não se esqueça de ser feliz.

    • Silvia Souza disse:

      Olá, Carlos!
      Li dois livros do Yuval Noah Harari. Os nomes em português ficaram como “Sapiens” e “Homo Deus”.
      Gostei muito dos dois!
      Acho que já comentei sobre o “Sapiens” aqui no blog e meus comentários sobre o outro devem ser publicados logo.
      Obrigada por deixar sempre seus comentários carinhosos!
      Fico muito feliz ao lê-los.
      Beijo grande!

Instagram
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza