Angústias
Previous post
Now reading

TAG Scarlet Moon Blogger Award

TAG Scarlet Moon Blogger Award
TAG Scarlet Moon Blogger Award

Eu já respondi essa TAG. Indiquei a Laynne Cris do Blog Meu Espaço Literário. E ela me convidou a responder as perguntas que ela formulou.

Além da Laynne ser uma pessoa muito querida, ela se tornou uma grande amiga. E as perguntas são muito reflexivas, sobre amizade, e baseadas em um filme que mexeu muito comigo quando eu assisti. É um filme triste demais, fundamentado em uma premissa assustadora que se revela apenas no decorrer da história. Mas ele traz muitas reflexões sobre o valor da vida humana.

Aceitei o convite e vou fazer as minhas considerações sobre os pontos levantados.

1- Você já conheceu alguém que mudou ou teve uma influência muito grande em sua vida? Pode dividir um pouco a história conosco?

Eu acho que, no fundo, quase todas as pessoas que passam pela nossa vida exercem influência sobre nós e podem causar mudanças em nossa forma de pensar. 

Mas, como entendo que a pergunta seja sobre alguma pessoa específica que tenha sido particularmente significativa, vou deixar de fora das opções toda a minha família e meu ex-marido (com quem dividi minha vida por um tempo muito longo).

Então, vou falar de outra pessoa, de alguém que entrou na minha vida de repente, tornou-se meu melhor amigo e confidente, ficou por 2 anos e precisou partir, assim, de repente, da mesma forma que entrou.

Esses dois anos da minha vida foram anos de mudanças radicais, de inúmeras reflexões, questionamentos e revisões da minha vida e sobre quem eu era realmente. E, não tenho dúvidas, de que esse amigo teve uma importância muito grande nessa análise e transformação. É claro que ele não era perfeito, nem detentor de todas as verdades. Mas tinha opiniões muito claras das coisas e era muito assertivo em suas colocações. Ou eu concordava ou eu tentava rebater. Independente de qual fosse o caminho que eu seguisse, eu precisava pensar, analisar, observar, para poder concluir e definir minha própria opinião. Eu precisava olhar para dentro de mim mesma; e isso leva sempre a crescimento, porque somos obrigados a enfrentar nossos medos, nossas assombrações.

 

2- Como é para você o processo de construção de uma verdadeira amizade? Em Grey’s Anatomy existe uma frase que virou moda. Que é quando a Dra Meredith Grey diz para a Dra Cristina Yang que ela é a pessoa dela. E isso implica em ter uma amizade de almas, aquela pessoa que olha pra você e sabe o que acontece com você. Existe esta pessoa na sua vida? Se sim, conte-me um pouco sobre ela e a história de vocês?

Não acho que tenha havido apenas uma pessoa assim, de amizade de almas. Acho que foram algumas. 

Eu sei que meu pai é uma dessas pessoas. Eu nunca precisei dizer em detalhes o que sentia, mas eu sabia que ele captava, por mais dolorido e difícil que fosse para ele, como pai.

Meu ex-marido foi uma dessas pessoas. Não precisávamos verbalizar. Sabíamos o que o outro estava pensando.

Depois veio minha amiga Luciana. Daquelas amizades raras da vida. Uma pessoa que nunca desistiu da nossa amizade. Uma pessoa que sempre soube o momento em que eu queria meu silêncio e o momento em que a presença dela se fazia necessária.

A última pessoa foi o amigo que eu citei na primeira pergunta. Ele soube quem eu era, como eu era, desde o momento em que me conheceu.

 

3- Em uma amizade qual é a “lei” que segundo a sua opinião deve ser mantida para o bom relacionamento?

Não acho que exista uma lei. Uma coisa que acho essencial é tentar enxergar o outro de verdade; tentar não projetar no outro o que gostaríamos que ele fosse, mas aceitá-lo da forma como é, diferente de nós mesmos e, muitas vezes, complementar. Talvez exercitar esse olhar (que é algo extremamente difícil), evite muitos desentendimentos que surgem das nossas ilusões; daquilo que esperamos e achamos que teremos do outro.

 

– Sílvia Souza

 

Written by

3 Comments

Instagram
  • #patríciareis #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #marcoaurélio #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #joséluíspeixoto #citações ##abraço #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza