Now reading

TAG: Mais Um Leitor!

TAG: Mais Um Leitor!
TAG: Mais Um Leitor!

Fui indicada pelo querido Alex André do Blog Lendo Muito!!! para responder a essa TAG sobre leitura. Ler é meu passatempo preferido e sinto-me melhor no mundo dos livros do que no mundo real. Obrigada, Alex, por mais essa indicação!

 

1- Como você se tornou um leitor?

Eu não sei ao certo. Sempre fui muito tímida e quieta; preferia meu mundo particular. Depois veio a miopia quando eu estava aprendendo a ler e escrever, coisa que limitou ainda mais meu mundo. Os livros foram se tornando companheiros; seus personagens eram meus amigos. Com eles, eu podia viver aventuras, romances, conhecer lugares novos e mágicos. E a melhor parte: eu não sofria, não era enganada, nem tratada com desrespeito.

 

2- Já influenciou alguém a se tornar leitor também?

Certamente influenciei meus filhos. Os dois têm aprendido a encontrar seu próprio gosto para os livros, têm feito suas escolhas… Adoro chegar em casa e surpreendê-los deitados na minha cama… lendo!

 

3- Tire uma foto da sua expressão ao encontrar alguém na rua que está lendo o seu livro favorito.

Essa é difícil… Primeiro que não fico fazendo fotos minhas, muito menos na rua… E duvido que encontraria alguém na rua lendo um dos meus livros favoritos… Minhas escolhas não costumam ser as mais populares…

 

4- Um lugar onde você geralmente encontra mais leitores? (Biblioteca e livraria não vale!)

Vejo pessoas lendo em cafés e nas salas de espera de consultórios médicos.

 

5- O número de leitores no país vem crescendo… e na sua opinião qual é a melhor coisa em ser mais um leitor?

A resposta do Alex a essa pergunta foi tão perfeita que é difícil escrever algo muito diferente. Acho que os livros conseguem nos transportar para outros mundos. Mas, diferente do cinema, somos nós mesmos que criamos o mundo a partir das pistas que o escritor nos deu. Então, cada livro será percebido de forma muito individual por cada leitor. E isso é incrível! Ajuda a desenvolver a criatividade, a imaginação, a ampliar o vocabulário.

E o Alex acrescentou um apelo com o qual concordo… Nas escolhas dos livros, os novos leitores deveriam se aventurar pelos clássicos também, tanto da literatura nacional quanto da estrangeira. Os clássicos não se tornam clássicos à toa… Vou transcrever uma parte da resposta do Alex André:

Mas eu encerro aqui com um apelo: Leiam livros bons, ao menos de vez em quando. Procurem interessar-se um pouco pelos clássicos da literatura universal, comoVictor Hugo, Jane Austen, Alexandre Dumas, e também pelos grandes autores nacionais, como Aluísio de Azevedo, Machado de Assis, Guimarães Rosa. Sei que às vezes podem achar chato, mas tentem. Peguem para ler pelo menos um por ano, porque assim vão acabar tomando gosto por esta literatura tão rica.

 

Meus indicados para responder essa TAG são:

 

– Sílvia Souza

Written by

Instagram
  • #patríciareis #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #marcoaurélio #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #joséluíspeixoto #citações ##abraço #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza