Now reading

TAG: Ler é um presente

TAG: Ler é um presente
TAG: Ler é um presente

Faz muito tempo que não respondo TAGs. Estou muito afastada dos outros blogs por uma dificuldade de gestão de tempo. Comecei a acompanhar recentemente o Blog 1 pedra no caminho, publicado pela Val. Gostei das publicações e do layout do blog. E vi esta TAG que ela criou para comemorar a 100ª publicação.

Resolvi responder e fica minha admiração pelo trabalho que ela faz em seu espaço.

As regras são responder aos tópicos e criar um link para o blog 1 Pedra no Caminho. Não vou convidar ninguém para responder por causa do meu distanciamento atual de todos.

Seguem as respostas:

 

1. “É só uma lembrancinha…”
Um livro curto ou com menos de 100 páginas que tenha te encantado.

“Gratidão” é um livro curto de Oliver com quatro histórias breves que ele publicou pouco antes de morrer. Escrevi a respeito dele: Livro “Gratidão” de Oliver Sacks. É um livro que transmite uma mensagem de agradecimento aos fatos realmente importantes da vida.

 

2.”Não precisava!”
Um livro que você amou ganhar de presente ou qual tipo de livro você mais gosta de ganhar.

Sempre gostei de ganhar livros. Já ganhei muitos que foram significativos. Mas existe um em especial que ganhei do meu filho caçula e foi uma escolha pessoal dele. Além do significado do presente, foi uma das histórias mais lindas que já li: “Os irmãos Karamázov” de Fiódor Dostoiévski.

 

3. A embalagem perfeita
Uma capa sensacional.

Confesso que as capas não recebem muito minha atenção. Uma capa que gostei foi do livro “Atlas de nuvens” de David Mitchell.

 

4. Presente dos deuses
Um livro que mudou sua vida.

Foram tantos os livros que mudaram minha vida… é difícil escolher um. Mas um que me foi extremamente significativo mais recentemente é “A insustentável leveza do ser” de Milan Kundera.

 

5. Surpresa!
Um livro que você começou a ler sem muitas expectativas e te conquistou.

Recebi, no final de 2016, o livro “O remanescente” de Rafael Cardoso. Iniciei o livro sem grandes expectativas e as primeiras páginas não ajudaram muito. Mas ao longo da história, percebi o cuidado na escrita, a extensa pesquisa realizada pelo autor e a beleza histórica daquilo que ele contava. Foi uma boa surpresa.

 

6. “É a sua cara!
Uma narrativa ou personagem com os quais você se identifique.

São inúmeros. Parece que acabamos encontrando um pouco de nós mesmos nos livros. Mas vou citar um que mexeu muito comigo na época em que o li: “Divã” de Martha Medeiros. Eu me identifiquei muito com a personagem Mercedes.

 

7. Presente de grego
Um livro que não era nada do que você pensava e te decepcionou.

Sou uma grande admiradora de Clarice Lispector. Tenho sempre a impressão de que ela consegue falar diretamente com a minha alma. Sua escrita é linda e intimista. Mas há um dos seus livros que é muito comentado e que fui ler apenas recentemente: “A paixão segundo G. H.”. Não sei se eu esperava algo diferente, mas fiquei um pouco desapontada.

 

8. “mais afortunado é dar do que receber…”
Um livro especial que você deu de presente ou daria.

Gosto quando meus filhos se empolgam com algum livro. Por isso, adorei comprar para eles a Coleção “O Mochileiro das Galáxias”.

 

9. “Pode trocar, se precisar!”
Um livro que você começou a ler, mas teve de parar: não deu para continuar!

Acredito que eu tenha tido dificuldade para entender a escrita de Kurt Vonnegut em “Matadouro 5”, mas não consegui ir até o final. Sei que seu intuito era fazer uma obra pacifista, mas não captei.

 

10. Ainda na wishlist…
Aproveite o momento para dar aquela dica do que quer ganhar! 😉

Minha lista é longa… atualmente são 267 livros que quero ler… um deles: “Os Diários de Victor Klemperer: Testemunho clandestino de um judeu na Alemanha nazista 1933-1945”.

 

– Sílvia Souza

 

Written by

10 Comments
  • Humberto disse:

    Amei suas respostas. Essa Tag é realmente muito legal!! Beijos! Boa semana!!

    • Silvia Souza disse:

      Olá, Humberto!
      Obrigada pelo comentário.
      Realmente a TAG é muito boa. Você está convidado a respondê-la no seu blog ou canal.
      Beijo!

  • Darlene disse:

    Muito legal essa TAG!

    • Silvia Souza disse:

      Também achei…
      Responde também, Darlene…
      Beijo!

    • Valéria disse:

      Silvia,
      Muito obrigada por ter respondido à tag de maneira tão delicada!
      Amei suas respostas. Adorei sua sugestão do Oliver Sacks. Dele li “Alucinações Musicais” e amei! 🙂
      Também ganhei Irmãos Karamazov e estou penando para voltar à leitura, mas quero muito lê-lo ainda este ano, tenho certeza de que vou gostar.
      Também li A Insustentável Leveza do Ser recentemente, ano passado na verdade, quero lê-lo novamente!
      Beijos e muito obrigada, amei!
      Val

      • Silvia Souza disse:

        Oi, Val!
        Fiquei feliz que tenha gostado dos livros que mencionei.
        Gostei demais da TAG que você criou!
        Não deixe de ler “Os irmãos Karamázov”; um dos livros mais lindos que li.
        Beijo!

  • […] Rebeca, do Blog Papel Papel Raquel, do Colecionando história Cá, do A Bookaholic Girl – Respondido neste link Yasmin, do A estante amarela – Respondido neste link Paula, do Fagulha de ideias – Respondido neste link Giovana, do Prateleira de vidro Gio, do Atraídos pela leitura Gabriel, do Resumo de livro – Respondido neste link Geo e Ju, do Inícios marcantes – Respondido neste link João Jesus e Luis Jesus, do Letras Aventureiras Ju, do Um blog chamado blog Alessandra, do Os livros que vivi – Respondido neste link Patricia, do Realize Criatividade Helene, do Teia Beatriz, do Divenendo Larissa, do Uma Garota Quixotesca – Respondido neste link Rafaela, do Oh my livros – Respondido neste link Tábata, do Randomicidades Sarah, do Sarices – Respondido neste link Vanessa, do Jovem Coruja – Respondido neste link Miau, do O Miau do Leão – Respondido neste link Marcela, do Devaneios da Lua Xandy, do Lendo Muito Francieli, do Caçadoras de spoiler – Respondido neste link Ana Lucia, do O Devir Vera, do Extraordinariando – Respondido neste link Lucas, do Blog do Palhao Thamiris, do Eu li ou vou ler Cleide, do Ler é um vício Beatriz, do A quimera Nathalia, do Quebre um preconceito – Respondido neste link Barbara, do The Room 1408 Manu, do A little mess Bettina, do Literatura em sol maior Valnikson, do 1001 livros brasileiros para ler antes de morrer Adriana, do Uma paixão chamada livros Bia, do Books and Birds Letícia, do Li e indico – Respondido neste link Humberto, do Eu leio livros – Respondido neste link Maíra, do Do que tenho lido – Respondido neste link Lulu, do Lulunettes – Respondido neste link Monix, do Duas Fridas – Respondido neste link Síntese Nerd – Respondido neste link Pamz, do Matutare – Respondido neste link Gui, do As Faces do Guerreiro da Paz – Respondido neste link Fernanda Belém – Respondido neste link Silvia, do Reflexões de Silvia Souza – Respondido neste link […]

  • […] TAG: TAG: Ler é um presente […]

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza