Now reading

Saúde: Quando a criança está acima do peso…

Saúde: Quando a criança está acima do peso…
Saúde: Quando a criança está acima do peso…

Como saber se a criança está acima do peso?

O pediatra que acompanha a criança mede o peso e a altura da criança e faz o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Para crianças, existe um gráfico de IMC, porque os valores normais mudam de acordo com a idade da criança. Através deste gráfico, o IMC da criança é comparado aos de outras crianças de mesma idade e sexo. Com esta ferramenta, o pediatra pode dizer se o peso da criança está normal, se a criança está com sobrepeso ou se está obesa.

 

Por que é importante que a criança tenha um peso saudável?

As crianças com sobrepeso ou obesidade têm maior risco de alguns problemas de saúde associados:

● Problemas no fígado por acúmulo de gordura (esteatose hepática)

● Asma – um problema nas vias aéreas que dificulta a respiração

● Aumento da pressão arterial

● Dores nas articulações, especialmente nos joelhos e nas costas

● Problemas no sono, como apneia

Outro aspecto importante é que as crianças que estejam acima do peso normal possuem um risco maior de continuarem acima do peso na vida adulta; então, ajudar a criança a manter um peso saudável contribuirá para que ela tenha um peso saudável ao longo de toda sua vida. A obesidade na adolescência e na vida adulta acarretam muitos problemas de saúde associados, como pressão alta, diabetes, problemas cardíacos e alguns tipos de câncer.

 

O que faz com que a criança fique acima do peso normal?

As razões podem ser várias. Algumas crianças têm uma maior facilidade de aumento de peso do que outras, por uma tendência familiar ou por problemas genéticos. As crianças podem apresentar aumento de peso por comer acima de suas necessidades, por ingerir alimentos industrializados e que não sejam saudáveis ou por praticar menos atividade física. Alguns medicamentos também podem levar a aumento de peso, embora sejam de uso menos frequente nas crianças.

 

Se a criança estiver acima do peso, ela precisa fazer exames?

Depende de cada criança. O médico deve orientar sobre a necessidade de exames ou não. Às vezes, pode ser necessário investigar se existe:

● uma causa para aumento de peso com maior facilidade

● se já existe algum problema de saúde decorrente do aumento de peso

 

Como os pais podem ajudar as crianças a ficarem com um peso saudável?

Deve-se ajudá-las a ter uma alimentação mais saudável e a fazer mais atividade físicas. Algumas mudanças, especialmente as alimentares, podem ser difíceis, mas é importante que se insista para que elas ocorram. Alguns objetivos que ajudam a fazer com que a criança fique mais saudável:

● Estimule a criança a comer 5 ou mais porções de vegetais (verduras e legumes) e/ou de frutas por dia. Vegetais e frutas congelados podem ser contabilizados, mas sucos de frutas NÃO. Uma porção equivale a 1 fruta inteira. em frutas como maçã ou banana, ou meia xícara de vegetais. Se a criança não estiver habituada a comer verduras, legumes e frutas, deve-se começar aos poucos, fazendo com que ela experimente alimentos diferentes a cada dia. E é importante que os pais consumam estes alimentos junto com as crianças, para que deem um bom exemplo.

● Limite o tempo da criança na frente da TV, do computador, dos vídeo games ou de outros aparelhos eletrônicos. A recomendação das sociedades pediátricas é de, no máximo, 1 hora por dia na frente da tele da TV ou do computador para crianças de 2 a 5 anos. As crianças mais velhas também devem ter seu tempo limitado, porque se sabe que a inatividade em frente a aparelhos eletrônicos, TV e computador aumenta o risco de obesidade.

● As crianças devem praticar esportes ou fazer outros tipos de atividade física por, pelo menos, 1 hora por dia.

● As crianças não devem ingerir refrigerantes e outras bebidas doces, como isotônicos ou sucos de frutas, especialmente os industrializados.

Cada um destes objetivos pode ser implementado aos poucos, de tal forma que as crianças possam se habituar e os pais possam ajustar a rotina da casa e dos filhos.

 

O que mais pode ser feito?

● Evite comprar alimentos que não sejam saudáveis para que não estejam disponíveis em casa; entre eles estão incluídos: batata frita, bolachas e biscoitos, salgadinhos de forma geral. As crianças podem comê-los de vez em quando, quando a família sai para fazer algum programa, mas não deve ingeri-los de forma rotineira.

● Certifique-se de que a criança esteja dormindo a quantidade necessária. Alguns estudos sugerem que as crianças que não dormem o suficiente têm maior risco de engordar. De forma geral, as crianças entre 3 e 5 anos precisam dormir de 10 a 13 horas por noite; as crianças mais velhas de 9 a 12 horas e os adolescentes de 8 a 10 horas. A rotina do sono é desenvolvida com um horário estabelecido para dormir e acordar todos os dias, mesmo nos finais de semana e feriados. É importante que a criança comece a ter um horário mais tranquilo algum tempo antes de ir para a cama e deve-se evitar TV e aparelhos eletrônicos, que tendem a estimular mais a criança e dificultar que durmam.

● Toda a família deve estar envolvida nestes cuidados. Todos devem comer de forma mais saudável e praticar mais atividade física.

● Deve-se sempre dizer para a criança que o interesse é de que ela fique mais saudável e mais forte.

● Se os pais observarem que a criança vem tendo problemas emocionais, com tristeza, preocupação e dificuldade na escola, deve-se falar com o pediatra e talvez procurar um psicólogo.

● Devem ser feitas consultas médicas de rotina e seguir as orientações de forma correta. Em alguns casos, um nutricionista pode ajudar a dar dicas sobre a alimentação da criança e da família.

E quero enfatizar que nos casos de sobrepeso ou de obesidade na infância, TODA a família deve estar envolvida para ajudar a mudar os hábitos de vida e alimentares.

 

Written by

Instagram
  • #gilbertcesbron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #catão #ocensor #citações #romaantiga #reflexõesdesilviasouza
  • #françoisehéritier #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #jorgeluisborges #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza