Dia Mundial da Poesia
Previous post
Now reading

Saúde: Puberdade precoce

Saúde: Puberdade precoce
Saúde: Puberdade precoce

O que é puberdade precoce?

Puberdade é o termo usado para designar as mudanças que ocorrem no corpo quando a criança está se tornando adulta. Chama-se puberdade precoce quando essas mudanças acontecem antes da idade normal.

A puberdade normalmente acontece entre 9 e 12 anos nas meninas e 10 e 13 anos nos meninos. A puberdade é definida como precoce se ela se inicia antes dos 8 anos nas meninas e antes dos 9 anos nos meninos.

 

O que causa a puberdade precoce?

A puberdade é causada pelo aumentos nos níveis de alguns hormônios. Normalmente, os hormônios que aumentam precocemente pode vir do cérebro (do hipotálamo ou da hipófise) ou dos órgãos sexuais (os ovários nas meninas e os testículos nos meninos). Existem causas diferentes que podem levar à puberdade precoce.

Em alguns casos, a puberdade pode ter início mais cedo em algumas crianças sem que haja um problema médico; a criança simplesmente está pronta para entrar na puberdade um pouco antes das outras. Em outros casos, pode haver um aumento anormal de hormônios produzidos pelo corpo da criança ou pelo contato com algum produto de uso adulto que contenha hormônio e estimule o início sexual.

 

Quais são as mudanças que acontecem no corpo?

São as mesmas que acontecem durante a puberdade normal; apenas surgem muito antes da idade correta.

Nas meninas:

  1. aumento das mamas
  2. aparecimento de pelos na região genital (pelos pubianos), nas axilas e nas pernas
  3. início da menstruação
  4. corrimento vaginal

Nos meninos:

  1. aumento dos testículos
  2. aumento do comprimento e da espessura do pênis
  3. aparecimento de pelos na região genital (pelos pubianos), na face e nas axilas
  4. mudanças na voz
  5. ocorrência de ejaculação durante o sono
  6. aumento discreto das mamas

 

São necessários exames?

Podem ser necessários exames de sangue e RX das mãos e punhos para cálculo da idade óssea. Dependendo dos resultados desses exames iniciais, podem ser necessários outros exames complementares para saber a causa da alteração hormonal, como tomografia, ultrassonografia ou outros.

 

Como a puberdade precoce é tratada?

Depende da causa, da idade da criança e de outros fatores avaliados pelos médico. Um dos principais objetivos é permitir que a criança consiga crescer até sua altura normal, porque a puberdade precoce pode fazer com que as cartilagens de crescimento se fechem antes do normal.

Quando o tratamento é necessários, pode-se usar um medicamento que interrompe a evolução da puberdade por alguns anos. Quando a medicação é interrompida, a criança volta a ter o desenvolvimento puberal normalmente.

Outros tratamentos podem ser necessários dependendo da causa.

É importante que os pais e os profissionais de saúde forneçam apoio psicológico e emocional para a criança para que ela enfrente as mudanças que o corpo vem passando.

Siga sempre as recomendações fornecidas pelo médico.

 

Written by

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza