Assassinato
Previous post
Now reading

Saúde: Puberdade atrasada

Saúde: Puberdade atrasada
Saúde: Puberdade atrasada

O que é puberdade atrasada?

A puberdade é o termo que designa as mudanças no corpo que acontecem quando as crianças estão passando da infância para a vida adulta. Dizemos que a puberdade é atrasada quando ela tem início mais tarde do que a idade habitual.

Normalmente, a puberdade tem início entre 9 e 12 anos nas meninas e entre 10 e 13 anos nos meninos. Na puberdade atrasada, uma menina com 12 anos ou um menino com 14 anos ainda não têm nenhum sinal de início do desenvolvimento puberal (o primeiro sinal costuma ser o desenvolvimento das mamas nas meninas e dos testículos nos meninos).

 

O que causa o atraso da puberdade?

A puberdade é causada pela ação dos hormônios sexuais no corpo da criança. O cérebro produz os hormônios que dão início à puberdade (FSH e LH); estes hormônios irão agir nos testículos nos meninos ou nos ovários nas meninas, para que comecem a fabricar testosterona ou estrógenos. A testosterona e o estrógeno serão os responsáveis pelas mudanças no corpo.

A puberdade atrasada acontece quando o processo não acontece no momento certo. Mas isso não significa que a criança tenha um problema de saúde. O atraso pode acontecer porque a criança está crescendo mais lentamente do que as outras crianças, o que pode ser normal ou pode haver uma história familiar de atraso do desenvolvimento puberal.

Mas algumas crianças podem ter atraso puberal por causa de problemas de saúde, que podem incluir:

  1. Problemas no cérebro, nos testículos ou nos ovários
  2. Alguma doença crônica, como hipotireoidismo
  3. Alterações genéticas

Também pode haver atraso do desenvolvimento puberal em crianças com baixo peso, muito magras, que não comem o suficiente ou que façam exercícios físicos muito além do recomendado.

 

São necessários exames para avaliar a puberdade atrasada?

Se a criança não tiver nenhum sinal de desenvolvimento puberal acima da idade normal de início, o pediatra pode pedir exames para avaliação. Estes podem incluir exames de sangue (para avaliação dos hormônios) e RX para verificar a idade óssea.

Dependendo dos resultados destes exames, outros podem ser necessários, incluindo outros exames de sangue, tomografia computadorizada, ultrassonografia entre outros.

 

Como se trata o atraso puberal?

O tratamento depende da idade da criança e da causa do atraso puberal. Se o atraso foi decorrente de algum problema específico que tenha sido identificado, trata-se o problema primário (causador do atraso da puberdade), quando ele puder ser tratado.

Se não houver um problema de saúde, se a criança apenas tiver um ritmo de crescimento mais lento ou uma história familiar de atraso puberal, pode-se simplesmente esperar, porque a criança terá a puberdade iniciada espontaneamente. Algumas condutas diferentes podem ser tomadas se o atraso da puberdade estiver causando um impacto muito grande do ponto de vista emocional, social ou psicológico para a criança.

 

 

 

Written by

2 Comments
  • carlos disse:

    Muito obrigado Silvia é muito fácil de aprender de saúde com artigos que publica. I leia com atenção. Um abraço

    • Silvia Souza disse:

      Eu é que agradeço, Carlos!
      Fico muito feliz com suas visitas e seus comentários…
      Beijo!

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza