O ex da minha vida
Previous post
Now reading

Saúde: Ginecomastia

Batalha (ou amor)
Next post
Saúde: Ginecomastia
Saúde: Ginecomastia

O que é ginecomastia?

Ginecomastia é o termo médico para o aparecimento de mamas em meninos ou homens. Essa alteração pode causar constrangimento nos homens que apresentam o problema e pode, em alguns casos, causar desconforto ou dor. Por sorte, geralmente o problema se resolve sozinho, sem necessidade de intervenções. Mas se isso não acontecer ou se o desconforto for muito grande, há tratamentos que podem ajudar.

 

Quais são os sintomas da ginecomastia?

Os homens que apresentam crescimento do tecido mamário podem ter crescimento das duas mamas ou de apenas uma delas. Algumas vezes, nota-se dor ou uma maior sensibilidade ao toque ou compressão na região do mamilo.

 

Deve-se consultar um médico?

Um médico deve ser consultado se:

  1. estiver havendo crescimento rápido da(s) mama(s)
  2. a mama estiver grande ou saindo muito dos limites do mamilo
  3. a região da mama estiver muito dolorida
  4. o problema estiver causando grande preocupação ou constrangimento
  5. se houver suspeita de outras alterações ou doenças associadas

Também deve-se procurar um médico se for um homem adulto e houver um abaulamento na região mamária, mas que seja mais lateral e não na região do mamilo. Isso pode ser um sinal de câncer de mama; é muito raro haver câncer de mama em homens, mas pode acontecer.

 

Há exames que devem ser feitos?

No exame clínico, pode-se conseguir identificar a presença de tecido mamário ou se se trata apenas de gordura. Mas algumas vezes podem ser necessários exames como a ultrassonografia de mamas ou até mesmo a mamografia. Também podem ser necessários alguns exames de sangue para verificar alguns hormônios e outros exames quando houver suspeita de outros problemas associados.

 

Como se trata a ginecomastia?

Há tratamentos variáveis que podem depender da causa, do tempo de aparecimento, dos sintomas de dor ou do desconforto causado. Mas geralmente não há necessidade de tratamento, porque o problema pode ser autolimitado e se resolver sozinho.

Em adolescentes, o crescimento das mamas é causado pelas alterações hormonais normais que acontecem nessa idade. Nesses casos, geralmente ocorre resolução espontânea, sem necessidade de tratamento. Em alguns casos de aumentos mais importantes das mamas ou em casos de dor ou desconforto, podem ser prescritos medicamentos que ajudam na resolução mais rápida.

Em homens adultos, o desenvolvimento das mamas geralmente é causado por um problema de saúde ou por uso de alguns medicamentos. Nesses casos, tratando a causa (a doença associada ou interrompendo a medicação), geralmente resolve-se a ginecomastia. Nos casos em que não se identifica a causa, pode-se tratar a ginecomastia com o uso de um remédio (tamoxifeno). Entretanto, quando a ginecomastia já é de longa duração (mais de um ano), o tamoxifeno por não resolver o problema. Nesses casos, a cirurgia pode ser indicada para redução das mamas.

– Sílvia Souza

Written by

2 Comments

Instagram
  • #jorgeluisborges #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza