Mudança
Previous post
Now reading

Saúde: Como administrar insulina na criança

Mulher (1)
Next post
Saúde: Como administrar insulina na criança
Saúde: Como administrar insulina na criança

O que é insulina?

A insulina é um hormônio que ajuda o corpo a usar o açúcar que vem dos alimentos. As crianças com diabetes tipo 1 (DM1) precisam receber insulina como um medicamento para abaixar os níveis de glicemia, já que seu pâncreas perdeu a capacidade de produzir este hormônio.

 

Existem tipos diferentes de insulina?

Sim. Algumas insulinas começam a agir antes ou duram mais tempo. A criança terá necessidade de insulinas diferentes para conseguir manter o controle da glicemia.

 

Quantas vezes por dia deve-se administrar insulina na criança?

Depende do tratamento proposto para a criança. Podem ser necessárias aplicações de insulina em vários momentos do dia, incluindo antes das refeições.

 

Qual a quantidade de insulina a ser administrada?

Vai depender de vários fatores. As doses das insulinas basais (que terão duração mais longa, de 8 a 24 horas dependendo da insulina), geralmente, são fixas e calculadas pelo médico de acordo com vários fatores, como peso e idade da criança; essas doses são ajustadas pelo médico durante as consultas.

As doses das insulinas rápidas, que serão aplicadas antes das refeições, serão calculadas pelos pais ou pelas crianças mais velhas de acordo com o que a criança for comer na refeição, de acordo com o valor da glicemia verificada antes da refeição e de acordo com o nível de atividade física da criança. O médico deverá orientar como fazer esse cálculo da dose de insulina.

Existem momentos específicos em que a dose de insulina deverá ser ajustada:

  1. se a criança estiver doente ou for se submeter a uma cirurgia
  2. se houver uma viagem ou qualquer outra mudança na rotina da criança
  3. quando a criança cresce ou aumenta de peso
  4. quando a criança aumentar o nível de atividade física

Na dúvida, deve-se sempre consultar o médico da criança para esclarecer as dúvidas.

 

Como administrar insulina na criança?

A insulina deve ser administrada na forma de uma injeção. Quando a criança é pequena, são os pais que devem administrar a insulina. Quando a criança está mais velha, ela mesma pode fazer a injeção.

Algumas insulinas vêm em canetas próprias para a injeção, com fácil ajuste da dose e simples de usar. Outras insulinas precisam ser aplicadas com o uso de seringas apropriadas para calcular a dose de insulina. As agulhas são diferentes se a insulina for usada em caneta ou em seringa. As agulhas são bastante finas e podem ter um comprimento de 4 a 8 mm.

O procedimento segue as seguintes etapas:

1. Escolhe-se uma parte do corpo (de acordo com a figura abaixo). Deve-se fazer um rodízio dos locais de aplicação.

2. Pode-se limpar a região com um algodão com álcool.

3. Pode-se fazer uma prega na pele (ou não, dependendo da agulha) e insere-se a agulha perpendicularmente à pele.

4. Aperta-se o êmbolo da seringa (ou a ponta da caneta) até inserir todo o líquido e contar até 5 mantendo o êmbolo comprimido.

5. Solta-se a pele e retira-se a agulha.

6. As agulhas e as seringas deverão ser descartadas a cada aplicação; não devem ser reutilizadas. Esse descarte deve ser feito em recipientes próprios para a coleta de agulhas e materiais contaminantes.

Existem outras formas de administração de insulina, como Bombas de Insulina. Elas são pequenos aparelhos que mantêm uma aplicação constante de insulina através de pequenas agulhas que ficam localizadas sob a pele; quando a criança se alimenta, programa-se uma dose extra de insulina pela bomba.

 

Como saber se a criança está recebendo a dose correta de insulina?

Devem-se verificar os níveis de glicemia. Se a dose de insulina estiver muito alta, a glicemia cai demais. Ao contrário, quando se administra pouca insulina, a glicemia fica persistentemente elevada. Nem um extremo nem o outro são desejáveis.

É sempre importante verificar o nível de glicemia da criança. E tirar todas as dúvidas com o médico responsável.

 

Written by

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza