Now reading

Saída

Saída
Saída

Estou perdida, perdida! Pior do que perdida. Ainda não estou perdida e não posso dizer que tudo está terminado, ao contrário, sinto que não terminou. Eu sou como uma corda esticada que tem de rebentar. Mas ainda não terminou… e há de terminar de um modo horrível.

(…)

Pensei muito, muito. Só há uma [saída]…”

(Liev Tolstói – “Anna Kariênina”)

 

Tenho sentido saudades. Saudades de mim. É como se eu não estivesse mais aqui, não na minha forma completa. Falta algo. Uma parte essencial.

Sinto-me calma, em paz, sem angústias, tranquila.

Mas o brilho dos meus olhos não existe mais. Aquela alegria inocente, aquele algo que iluminava meus dias apagou sua luz.

É estranho escrever isso, porque não estou triste. Não tenho sombras na minha alma.

Tenho apenas esse vazio. Essa ausência. Meu coração não acelera mais na expectativa de uma surpresa. Simplesmente não haverá surpresa.

Sinto-me sozinha no mundo, mesmo que esteja cercada de pessoas. Não há mais ninguém que entenda meus sentimentos e a desordem dos meus pensamentos.

Por que você tinha que levar esse pedaço de mim? Foi uma mutilação. E não acho que será possível reconstruir. Tento achar algo que preencha o espaço, apenas para que todo o resto não saia do seu lugar também. Livros, filmes, cursos, viagens, filhos. Não posso deixar o ócio ocupar meus dias. Se o ócio vier, talvez eu não resista e tenha que encarar a ausência. Perceber a parte que me foi arrancada.

Sonho com você. Sonho com uma conversa franca e sincera. Sonho com seu desabafo.

Sonho com a devolução da parte que você levou embora. Talvez fosse possível colocar no lugar, mesmo que fosse com um remendo, uma costura torta. Tudo para preencher esse espaço vazio.

Qual é a saída?

– Sílvia Souza

 

Written by

Instagram
  • #JamesJoyce #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #gastonbachelard #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #victorhugo #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #claudeaveline #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thomasatkinson #citações #reflexõesdesilviasouza