Now reading

“Primeiras Histórias” de Clarice Lispector

“Primeiras Histórias” de Clarice Lispector
“Primeiras Histórias” de Clarice Lispector

As histórias reunidas na seção Primeiras histórias do livro Todos os Contos de Clarice Lispector constituem a obra de juventude da escritora. Foram publicadas na época em que ela estudava Direito no Rio de Janeiro antes do casamento e de sua subsequente saída do Brasil. São também anteriores à sua espetacular estreia com o romance Perto do coração selvagem.

Essas primeiras obras têm três origens. A primeira é o mais antigo manuscrito de Clarice, que tem uma nota com sua caligrafia tardia na primeira página:

Em 1942 escrevi Perto do coração selvagem, publicado em 1944. Este livro de contos foi escrito em 1940-41. Nunca publicado. Clarice.

Os contos em questão são: História interrompida, datado de 1940; Gertrudes pede um conselho, de setembro de 1941; Obsessão, de outubro de 1941; O delírio, de julho de 1940; A fuga, que traz a anotação: “Rio 1940”; Mais dois bêbados, de dezembro de 1941. Foram publicados nesta ordem em um livro póstumo intitulado A bela e a fera (Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1979), editado por Olga Borelli, a amiga e colaboradora de Clarice em seus últimos anos de vida.

A segunda origem de Primeiros contos é outro volume póstumo intitulado Outros escritos (Rocco, Rio de Janeiro, 2005), que guarda alguns dos seus trabalhos jornalísticos de juventude, assim como ensaios, discursos e entrevistas. Inclui o seu primeiro conto conhecido, O Triunfo, publicado no jornal Folha de Minas, de Belo Horizonte, em 24 de dezembro de 1944; a segunda parte de Cartas a Hermengardo, publicado no Dom Casmurro, de 30 de agosto de 1941; e Trecho, em Vamos Ler!, de 9 de janeiro de 1941.

A terceira origem para a primeira parte de Cartas a Hermengardo é uma cópia do Dom Casmurro de 26 de julho de 1941, conservada no Arquivo-Museu da Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

– Extraído das Notas Bibliográficas de Todos os Contos da Editora Rocco

Há também o conto Eu e Jimmy, que não teve sua origem colocada acima.

Written by

2 Comments

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza