Now reading

Perfumes e Aromas: o Manjericão

Perfumes e Aromas: o Manjericão
Perfumes e Aromas: o Manjericão

As informações que escrevo aqui se baseiam no antigo da revista NEZ escrito por Patrice Revillard, Le Basilic.

O nome científico do manjericão é Ocimum basilicum. Provavelmente, sua origem seja a África Central. Seu perfume é extraído através da destilação com vapor de água, sendo os principais constituintes químicos: eugenol, estragol e linalol. O termo em latim basilicum significa “real” ou “vestimenta real”, originária do grego basilikón (“pequeno rei”). Essa etimologia faz dela a planta real (da realeza).

O manjericão é cultivado há mais de 4 mil anos, inicialmente na Índia, depois na Pérsia e daí para o Ocidente, para as civilizações gregas e romanas. Mas ela era utilizada apenas em práticas ritualísticas: os indianos acreditavam que a planta ajudava na passagem da alma após a morte; os egípcios usavam-na no processo de mumificação.

Apenas em 1864 encontrou-se o registro do uso do manjericão na culinária italiana. Também é utilizado na culinária asiática. Passou a ser usado como fitoterápico, devido ao seu efeito antiespasmódico e de melhorar a digestão e outros sintomas gastrointestinais.

Existem mais de 120 variedades de Ocimum basilicum; destes, apenas 2 são utilizados na perfumaria:

  1. Ocimum basilicum linaloliferum ou “manjericão ao linalol”: tem um aroma herbáceo intenso e picante (cravo e canela) e é o mesmo que é utilizado para a preparação do molho pesto. Ele contém cerca de 50% de linalol.
  2. Ocimum basilicum, ct. estragole ou “manjericão ao metilchavicol”: é mais fresco que o outro subtipo devido à maior quantidade de estragol ou metilchavicol (70 a 85%).

Verde, fresco, picante e com algo de anis, o manjericão encontrou seu lugar nas águas de Colônia, primeiros perfumes alcoólicos compostos de frutas cítricas e de ervas. Depois, ele acabou se popularizando na perfumaria masculina. Ele é encontrado nas águas chipres como Eau sauvage de Dior e nas mais aéreas com notas de lavanda e gerânio, como Azzaro pour homme.

Outros perfumes com manjericão na composição:

  • Basil & Neroli Cologne de Jo Malone
  • L’eau de L’Artisan de L’Artisan parfumeur
  • At the barber’s de Maison Martin Margiela
  • Tacit de Aésop

 

 

Written by

1 Comment

Instagram
  • #gilbertcesbron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #catão #ocensor #citações #romaantiga #reflexõesdesilviasouza
  • #françoisehéritier #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #jorgeluisborges #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza