Now reading

Perfumaria: NEZ, la Revue Olfactive

Perfumaria: NEZ, la Revue Olfactive
Perfumaria: NEZ, la Revue Olfactive

Em 2016, os amantes de perfumes puderam comemorar o lançamento dessa revista maravilhosa: NEZ. Serão 2 volumes anuais; mas a leitura cuidadosa da revista por nos envolver por cerca de 3 meses. É quase um livro sobre perfumes e perfumaria. Infelizmente, ela é disponível apenas em francês, o que pode ser um fator limitante para algumas pessoas.

Eu encomendei o primeiro volume diretamente do site da revista, que foi pensada e desenvolvida pelo site de perfumes Au Parfum, um dos meus preferidos e onde faço minhas consultas com mais frequência.

Os criadores quiseram levar os leitores numa viagem através das artes, literatura, ciências, história, usando as sensações olfativas. Para cumprir esse objetivo, foi montada uma revista de 144 páginas, com pouquíssimos anúncios cobrindo muitas reportagens interessantes.

Inicialmente, eles mencionam algumas pessoas de destaque (Icônes) e a importância do olfato em suas vidas, inclusive com uma pessoa que faz alguns testes de olfato para a NASA, na identificação de substâncias tóxicas antes do embarque nas missões espaciais.

A parte seguinte entrevista brevemente algumas pessoas do cinema para que eles contem suas lembranças olfativas boas e ruins e qual o perfume de preferência. Chama-se Le Nez du cinéma.

A seguir, uma subdivisão muito interessante (a minha preferida) chamada Odorama. Nela, as moléculas odoríferas, como são extraídas das plantas, como são desenvolvidas em laboratório, como são utilizadas na perfumaria. Neste primeiro volume, fala-se do cheiro de grama cortada, da molécula de Hedione e do manjericão (clicando nos links, minhas publicações fundamentadas pelas reportagens da revista).

Na seção Correspondances, a perfumaria na literatura, nos museus, sua relação com a culinária. Em Magazine, o cultivo do Vetiver no Haiti, uma entrevista com Mathilde Laurent, a perfumista da Cartier. Em Pour une culture olfactive, temos as ciências dos odores, como os impulsos nervosos chegam ao cérebro, a importância da memória olfativa e sua relação com nossas lembranças e emoções. E, na parte final, Cahier Parfums, comentários sobre alguns perfumes escolhidos pela redação, a agenda dos eventos da perfumaria na França e alguns livros que falam sobre perfumes.

Essa revista preencheu tudo o que eu buscava para conhecer um pouco mais sobre este universo fascinante dos aromas.

– Sílvia Souza

Written by

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza