Now reading

Perfumaria: Mimosa

Perfumaria: Mimosa
Perfumaria: Mimosa

A Mimosa é um dos símbolos do sul da França. No segundo volume da revista NEZ, Patrice Revillard escreve um artigo sobre o perfume desta flor originária da Oceania e levada à França no reinado de Napoleão I. Seu aroma acabou conquistando os franceses e ela passou a ser cultivada em muitos jardins. Mas ela acabava crescendo muito e saindo do controle, o que causava problemas. Adaptou-se bem à região da Côte d’Azur, onde inspirou os perfumistas nas suas produções. Seus acordes são encontrados em muitas criações do Século XX, em composições com outras essências ou em criações baseadas apenas nela.

Em 1946, a Mimosa se tornou o símbolo do Dia Internacional da Mulher. Ela representa a energia radiosa escondida sob uma aparente fragilidade.

Existem espécies diferentes conhecidas por Mimosa: Acacia dealbata, Acacia affinisAcacia decurrens. A árvore pode chegar a 20 metros de altura; as flores aparecem no período de inverno do hemisfério norte (de dezembro a fevereiro).  O nome Mimosa vem do latim mimus e faz referência a outras espécies que apresentam um reflexo de retração das pequenas folhas da planta quando ela é tocada (Mimosa pudica). É importante não confundi-la com a árvore chamada de Acácia, cujo nome científico é Robinia pseudoacacia.

Apenas duas espécies são usadas na perfumaria: Acacia dealbata Acacia farnesiana (Mimosa de Farnèse ou Cassie). O absoluto de Mimosa é bastante fiel ao aroma da flor; um perfume forte, quase sufocante. Ele conta com um contraste sutil entre notas atalcadas, adocicadas e amendoadas e outras notas de folhas verdes e anis. No absoluto de Cassie, as notas verdes são mais presentes.

Alguns perfumes que empregam essa flor maravilhosa:

  • Après l’Ondée de Guerlain, criado por Jacques Guerlain em 1906
  • Farnesiana de Caron, criado por Michel Morsetti em 1947
  • Le Mimosa de Annick Goutal, criado por Camille Goutal e Isabelle Doyen em 2011
  • Une Fleur de Cassie de Editions de Parfums Frederic Malle, criado por Dominique Ropion em 2000

 

Written by

1 Comment

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza