Now reading

Perfumaria: “Le Parfum dans tous les sens”

Perfumaria: “Le Parfum dans tous les sens”
Perfumaria: “Le Parfum dans tous les sens”

Le parfum dans tous les sens foi, inicialmente, uma exposição fotográfica proposta pela Fragrance Foundation France sobre o universo do perfume e exibida nos jardins do Palais Royal em Paris. A exposição aconteceu entre 28/05 a 14/06 de 2015. Já se passaram quase dois anos.

Fazem parte da associação Fragrance Foundation os maiores envolvidos na indústria do perfume. Então, por solicitação dessa fundação, grandes fotógrafos contemporâneos internacionais usaram suas lentes para fotografar objetos diversos que remetessem aos perfumes de alguma forma.

É difícil imaginar como colocar um perfume, um aroma, um odor, já que eles não passam de sensações, em uma fotografia. Acho que eu não seria capaz. Mas eles foram, claro.

A exposição apresentou 50 painéis de tamanho grande (150 x 180 cm) distribuídos ao longo de um dos corredores do jardim.

 

A instalação convidava os visitantes a descobrir duas viagens visuais cujas propostas eram complementares:

♥ uma narrativa documentando cronologicamente as principais etapas do desenvolvimento e industrialização de um perfume; uma apresentação mostrando todas as fases da perfumaria: desde a concepção do produto, a matéria prima envolvida até a realização do produto final e sua comercialização. Uma dimensão sensual, emocional, social e cultural deste universo tão rico.

♥ uma aventura artística concebida muito livremente e que reúne um conjunto de obras de fotógrafos contemporâneos de diferentes origens. Este percurso sugere, tanto na forma quanto pelo tema das imagens escolhidas, uma escala original de sensações olfativas.

Durante a exposição, havia um programa olfativo, que associava uma matéria prima e contava sua história no universo da perfumaria.

Embora eu esteja descrevendo a exposição, eu não pude visitá-la. Eu não estava em Paris.

Mas, recentemente, a exposição foi lançada em uma revista com o mesmo nome. Na revista, estão todas as fotos que foram expostas e toda a descrição das etapas da perfumaria.

É uma revista (ou livro, não sei bem) que narra um pouco sobre o olfato, sua importância para o paladar, os aromas na história e o surgimento dos perfumes. Tudo de forma muito breve, apenas um ou dois parágrafos para cada tema. Fala-se sobre a concepção do perfume, a escolha das matérias primas, a forma de extração das essências, os frascos que serão usados, como são feitos. Depois, conta sobre as atrizes que são convidadas para cada uma das grandes marcas e sobre o marketing e comercialização do produto final. Não é nada aprofundado, mas fornece uma ideia muito boa de cada uma das etapas.

O livro em si já é lindo, mesmo que fosse apenas para folhear.

E cada página tem o texto em francês e em inglês, para que possa alcançar um público maior.

Adorei o livro e adorei saber mais sobre essa arte maravilhosa.

 

Fonte:

  1. The Fragrance Foundation

 

Written by

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza