Now reading

Oscar 2016 “O Regresso” – 2015 (“The Revenant”)

Oscar 2016 “O Regresso” – 2015 (“The Revenant”)
Oscar 2016 “O Regresso” – 2015 (“The Revenant”)

Ontem fui assistir ao grande indicado ao Oscar 2016. São 12 indicações:

  1. Filme
  2. Diretor: Alejandro González Iñárritu
  3. Ator: Leonardo DiCaprio
  4. Ator Coadjuvante: Tom Hardy
  5. Fotografia
  6. Edição
  7. Efeitos Visuais
  8. Edição de Som
  9. Mixagem de Som
  10. Figurino
  11. Design de Produção
  12. Maquiagem e Cabelo

Cometi o erro de ver esse filme com meus filhos. Eles gostam de acompanhar os filmes indicados ao Oscar comigo e costumam me fazer companhia durante a premiação. O problema deles terem ido não era a existência de algo muito impróprio. Mas o filme tem um ritmo absurdamente lento, fato que deixou os dois meio entediados.

A fotografia é maravilhosa. O Alejandro Iñárritu explora com muita beleza a Natureza selvagem dos Estados Unidos, em pleno inverno, com suas montanhas, planícies, rios e florestas.

O filme se passa no início do Século XIX, contando a história de uma expedição organizada para caçar animais com o intuito de obter peles. Além dos americanos que buscam as peles, franceses e índios brigam e matam para roubar o que os outros tinham conseguido.

Glass (Leonardo DiCaprio) foi atacado brutalmente por um urso durante sua ronda e quase morreu. Por causa da dificuldade de saírem dali levando a maca que o carregava, ele foi deixado, devendo ser cuidado por três homens, um deles seu filho.

Quando vi o trailer do filme, imaginei que houvesse muita ação, porque sabia que ele sairia em busca do homem que o tinha deixado para morrer. Meus filhos tinham imaginado a mesma coisa (e por isso toparam ver o filme comigo). Mas não é o que acontece.

Com exceção de alguns momentos de ação, como nos ataques dos índios e no ataque do urso, o filme mostra a beleza hostil daquelas terras há cerca de 200 anos. Ele faz questão de mostrar o curanderismo, as crenças, a luta pela sobrevivência, a busca pela água e pela comida… e todo o aspecto mais adverso. Também faz questão de mostrar a força do homem e a forma como ele pode se superar (além de qualquer previsão ou expectativa) quando tem um objetivo ou uma motivação muito forte.

O filme traz a honra em oposição à falta de caráter. Mostra aqueles que se apiedam e ajudam (mesmo que não tenham nada a oferecer) em oposição aos espertalhões e trapaceiros que usam qualquer artifício para se dar bem.

A atuação do Leonardo DiCaprio está realmente excepcional. Eu gosto muito dele e acho que ele já deveria ter ganhado o Oscar há bastante tempo. Quem sabe dessa vez?

No final das contas, é um filme com muita beleza. Um filme mais artístico do que comercial. Vi que muitas pessoas saíram do cinema cansadas, insatisfeitas, indignadas e criticando o final.

Não é um filme para todos. Em especial, não é um filme para aqueles que precisam de muita ação e/ou muito diálogo para achar um filme interessante.

 

 

– Sílvia Souza

 

Written by

6 Comments
  • laynnecris disse:

    Gostei da resenha. Só não sei se iria gostar do filme. Mas, adoro filme que retrata uma época passada e adoro a contemplar a natureza. Talvez então por estes aspectos valeriam o valor do ingresso!

    Beijocas

    • Silvia Souza disse:

      Olha… precisa tomar uns cafés antes de entrar na sessão… é bemmmm lento…
      Não foi um filme que me agradou muito. É bonito. E o DiCaprio está muito bem.
      Mas não faria falta na minha vida ficar sem vê-lo.
      Acho que tentei mostrar algo positivo do filme na resenha…

  • Só o Senhor Iñárritu já me faria ver este filme (nos últimos 2 Oscar só deu ele), embora concorde que o DiCaprio vem crescendo a cada filme que ele faz e sem dúvidas está na hora de darem pelo conjunto da obra uma estatua pra este rapaz.

    Acredito que semana que vem conseguirei ir com as meninas para vermos este filme no cinema.
    Como já vimos o 8 odiados, filme em temperaturas baixae e lento, estaremos preparadas pro o regresso.

    Hug

  • Van disse:

    Assisti ontem também, e acho que desta vez o DiCaprio leva o Oscar. O filme é uma obra perfeita, não tenho crítica nenhuma, exceto que causa muito sofrimento em quem assiste. A gente sofre junto com o Glass, e fica torcendo pra tudo acabar logo. Gosto muito dos seus posts! Beijinhos,

    • Silvia Souza disse:

      Olá, Van! Obrigada por sempre passar por aqui…
      O filme realmente causa esse desconforto por tudo o que o Glass vai passando. E o DiCaprio está realmente excelente no papel…
      Já está mais do que na hora dele levar o prêmio…
      🙂

Instagram
  • #patríciareis #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #marcoaurélio #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #joséluíspeixoto #citações ##abraço #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza