Ser mãe
Previous post
Now reading

Oscar 2016: “A Grande Aposta” – 2015 (“The Big Short”)

Oscar 2016: “A Grande Aposta” – 2015 (“The Big Short”)
Oscar 2016: “A Grande Aposta” – 2015 (“The Big Short”)

O filme é diferente do que eu tinha imaginado pelo trailer. Diferente para melhor. Eu tinha receio de que seria difícil compreender toda a linguagem do mundo dos bancos e investimentos. Mas o filme acabou sendo construído com clareza e didática, o que rende alguns momentos cômicos em meio a toda a sujeira que vai sendo revelada do maior escândalo financeiro dos Estados Unidos.

Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt estão ótimos em seus papeis. No meu ponto de vista, Steve Carell se destaca e consegue inserir uma carga dramática e ter um desempenho excepcional. Ele demorou a ser valorizado em Hollywood, mas acho que ninguém mais tem dúvidas sobre o seu talento.

O filme foi indicado a 5 categorias no Oscar 2016:

  • Melhor Filme
  • Melhor Diretor: Adam McKay
  • Melhor Ator Coadjuvante: Christian Bale
  • Melhor Roteiro Adaptado
  • Melhor Montagem

Gostei muito do filme. É a história que me entristece. Eu sempre imaginando um mundo cor de rosa, onde podemos confiar uns nos outros. Qual é a minha dificuldade em reconhecer as coisas como de fato são: um lugar onde o poder e a ganância dominam as ações das pessoas?

E quando são reveladas as fraudes, pode-se observar que vem lá da base, nas mentiras nos cadastros das pessoas, na falta de comprovação de renda, no “jeitinho” que os corretores davam para fechar mais e mais contratos de venda, achando que nada sairia errado nunca. E a cada novo degrau na hierarquia, mais fraudes, acordos e atos de corrupção eram cometidos. Mas ninguém olhava o todo. E achava que aquele detalhe que era relevado não traria problemas.

Mas sempre traz! Os grandes atos de corrupção acontecem apenas porque muitos passaram a aceitar pequenos atos como normais, não vendo o dano que causa à toda a sociedade.

O mesmo acontece aqui e acontece em todas as partes do mundo.

E não há mocinhos no filme. Ninguém é bom. Todos estão querendo seu lucro, fazer mais dinheiro; e alguns, que enxergaram o que estava acontecendo, apostaram contra todo o sistema, contra os bancos, de forma que ganharam muito dinheiro com a quebra de todo o sistema financeiro.

O filme mostra algumas “crises de consciência” durante todo esse processo. Mas mostra sua ironia na cena final, com o choque entre as realidades vividas por aqueles que perderam seus empregos e suas casas e aqueles que lucraram e ganharam muito ao apostarem contra o sistema.

Foi um ótimo filme!

Algumas citações:

Truth is like poetry. And most people fucking hate poetry.

We live in an era of fraud in America. Not just in banking, but in government, education, religion, food. Even baseball.

For fifteen thousand years, fraud and short sighted thinking have never, ever worked. Not once. Eventually you get caught, things go south. When the hell did we forget all that? I thought we were better than this, I really did.

 

 

– Sílvia Souza

 

Written by

4 Comments
  • Oi Silvia! Eu assisti este filme hoje e confesso que não entendi nada. Enquanto meu marido se deliciava eu boiava. Preciso assistir de novo e de novo. hihi Bjs linda e bom fim de semana.

    • Silvia Souza disse:

      Bom dia!
      Puxa… eu até achei que eles conseguiram explicar bem um assunto MUITO difícil…
      Gostei demais do filme!
      Obrigada por passar por aqui!
      Um lindo domingo!
      🙂

  • Estou ansiosa para assistir a esse filme, mas vi uma galera falando mal dele. Será que não entenderam ou só pegaram as coisas ruins que são mostradas e passaram para a sensação do filme em si? Falo mais quando assisti-lo.

    • Silvia Souza disse:

      Vou aguardar seus comentários.
      Eu gostei. Achei que eles conseguiram colocar um pouco de comédia em um assunto muito difícil.

Instagram
  • #jamesbaldwin #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #mikhailbakunin #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #JamesJoyce #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #gastonbachelard #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #victorhugo #citações #reflexõesdesilviasouza