Now reading

Os 15 melhores nomes de perfumes

Os 15 melhores nomes de perfumes
Os 15 melhores nomes de perfumes

Ir a um restaurante na França pode ser uma aventura. Com muita frequência, os menus dos restaurantes não explicam os pratos. Ao contrário. Eles gostam de dar nomes que sejam elegantes, literários, que aticem os sentidos, mesmo que não deixem claros os componentes do prato. Mesmo para pessoas que saibam francês, pode ser necessário pedir uma explicação mais detalhada ao maître ou apenas arriscar o nome que seja mais bonito.

Quando falamos de perfumes, a grande maioria das marcas produtoras de perfumes dá nomes simples, que remeta aos componentes do perfume ou a alguma coleção da marca. Mas existem perfumes com nomes lindos, românticos, criativos; nestes casos, o nome nem sempre ajuda a dar uma ideia se o perfume vai agradar ou não. De qualquer forma, tenho que confessar que, com frequência, tenho vontade de comprar apenas pelo nome que me encanta.

Selecionei os meus preferidos (apenas pelo nome).

 

1. Ce Soir ou Jamais de Annick Goutal

Existe um nome mais bonito do que este para um perfume? Em português, significa “esta noite ou jamais”. Eu já escrevi sobre este perfume aqui no site e a publicação pode ser acessada clicando aqui.

 

2. Quand Vient La Pluie de Guerlain

Falei brevemente deste perfume quando falei sobre minha arte em colecionar. Este perfume não é mais produzido pela Guerlain. Foi criado pelo perfumista Thierry Wasser em 2007. Seus frascos eram todos numerados, porque a produção seria limitada. Foi um dos melhores (e mais caros) perfumes que eu tive. Seu nome significa “quando vem a chuva”. A inspiração veio dos aromas da natureza após a chuva. O perfume contém notas de heliotrópio, violeta, alecrim e jasmim. O frasco foi criado por Serge Mansau e tem a forma de uma gota de chuva que repousa sobre uma base gravada com as veias de uma folha.

 

3. Portrait of a Lady de Editions de Parfums Frederic Malle

Criado por um dos meus perfumistas preferidos, Dominique Ropion, o nome deste perfume significa “retrato de uma mulher”. É um perfume suntuoso e bastante complexo, que precisou de centenas de testes até que o perfumista conseguisse um balanço adequado. É o perfume que contém a maior dosagem de essência de rodas e de patchoulli. Ele compôs uma fragrância que evoca uma beleza sensual.

 

4. Rêve de La Reine de Arty Fragrance

Já escrevi sobre este perfume, embora nunca o tenha comprado. A publicação pode ser lida clicando aqui. Seu nome significa “sonho da rainha”.

 

5. Straight to Heaven de By Kilian

Este é um perfume masculino e não conheço seu aroma. Mas acho o nome lindo: “direto para o céu”. Foi criado por Sidonie Lancesseur para By Kilian. É um perfume amadeirado que abre com aroma de rum adocicado por frutas secas.

 

6. Sympathy for The Sun de Dear Rose

“Simpatia pelo Sol” é o nome deste perfume da marca francesa Dear Rose, que quer reproduzir um passeio na praia, com os pés nus sobre a areia, o sol quente e a água do mar pertinho, com seu cheiro de sal. A fragrância contém notas de limão e bergamota, com uma base amadeirada.

 

7. Aimez-moi de Caron

Uma das mais tradicionais marcas francesas de perfumes, a Caron, produz esta fragrância que contém bergamota combinada à violeta, criando um acorde floral viciante, que também contém baunilha e magnólia na composição.

 

8. Rose of No Man’s Land de Byredo

“Rose of no man’s land” era a forma como eram chamadas as enfermeiras na Primeira Guerra Mundial. A Byredo criou este perfume, em colaboração com a top model Freja Beha Erichsen, como um tributo a estas mulheres que cuidaram de tantos soldados de forma altruísta; o intuito é de doar uma parte dos lucros ao trabalho dos Médicos Sem Fronteiras, uma organização humanitária médica independente que presta ajuda de emergência a pessoas afetadas por conflitos armados, epidemias e catástrofes naturais. É uma fragrância criada em torno da rosa turca, com notas de pimenta rosa, framboesa, papiro e âmbar branco.

 

9. What We Do In Paris Is Secret de A Lab On Fire

Significado: o que nós fazemos em Paris é segredo. Nada mais precisa ser dito, não é? Outro perfume criado pelo perfumista Dominique Ropion; um oriental com notas de heliótropo.

 

10. Lazy Sunday Morning de Maison Martin Margiela

Será que existe alguém que não goste de uma manhã preguiçosa de domingo? Este perfume tenta criar o aroma de pele sedosa, lençóis de linho amassados e o aroma reconfortante de roupa fresca. Contém notas de aldeídos, pera, lírio, íris, rosa, flor de laranjeira, almíscar branco e óleo de patchouli.

 

11. Sa Majesté La Rose de Serge Lutens

Um perfume criado em torno de três tipos de rosas, a maior rainha na perfumaria (“sua majestade a rosa”). Serge Lutens usa as rosas turca, da Bulgária e marroquina.

 

12. Baiser Volé de Cartier

Criado em 2011 por Mathilde Laurent, o perfume conta com um bouquet floral muito gostoso e fresco. Já tive mais de um deste perfume cujo nome significa “beijo roubado”.

 

13. Une Nuit Magnétique – All night long de The Different Company

Um perfume criado por Christine Nagel para a The Different Company, que tem como um dos idealizadores Jean-Claude Ellena, o antigo perfumista da Hermès. O significado do nome: uma noite magnética, por toda a noite.

 

14. La Vie Est Belle de Lancôme

Embora eu não goste muito do perfume, o nome é lindo: “a vida é bela”. Um perfume gourmand criado em 2012 por Anne Flipo, Dominique Ropion e Olivier Polge.

 

15. La Chasse Aux Pappillons de L’Artisan Parfumeur

“A caça às borboletas” é um perfume inspirado em memórias de infância perseguindo borboletas e brincando sob o céu de verão. Suas notas incluem jasmim, tília e tuberosa.

 

 

 

 

Written by

Instagram
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza