Uma carta
Previous post
Now reading

Oração

Oração
Oração

Quando acordamos de manhã e fazemos nossas orações antes de sair de casa, o maior pedido que temos que fazer é o de sermos poupados de encontrar pessoas desequilibradas ao longo da nossa jornada. Quase todos os eventos ruins que nos acontecem são causados por pessoas mal intencionadas, irritadas, doentes mentais, com montes de problemas pessoais… e ocorre de atravessarmos o caminho de tais pessoas, estando no local errado na hora errada.

É claro que somos os responsáveis por nossas escolhas e decisões. Mas não podemos ser responsabilizados por estarmos parados em um farol e um dependente químico chegar ao lado do vidro do carro e nos ameaçar, com aqueles olhos doentes e alheios à realidade, e de levarmos um tiro apesar de ter atendido a todas as exigências do assaltante.

Temos que pedir proteção para não cruzar com um motorista alcoolizado; com um psicopata que resolve atirar em pessoas inocentes; com um fanático religioso que resolve explodir bombas presas ao próprio corpo em um lugar cheio de pessoas.

Temos que pedir proteção para não embarcar em um avião cujo piloto seja um depressivo suicida; que entre na rota de um míssil; que seja dominado por terroristas.

Temos que pedir proteção para não nos defrontarmos com pessoas intolerantes, que deixaram de enxergar as outras pessoas como seres humanos; que enxergam apenas seus próprios problemas; que acham que estão acima de todos os outros.

Temos que pedir proteção contra médicos negligentes; advogados mercenários; técnicos que aprovam obras inseguras quando recebem propinas.

Temos que pedir proteção contra os políticos que não investem na educação, que roubam o dinheiro público, que permitem que pessoas morram sem atendimento.

Temos que pedir proteção contra loucos que resolvem nos usar como bodes expiatórios de todos os seus problemas; contra usurpadores, chantagistas, enganadores; contra os insanos que agem sem medir as consequências dos seus atos.

É claro que se pode morrer de um infarto fulminante a qualquer momento. Contagiar-se com um vírus. Ser atingido por um raio. Ser arrastado por um tsunami em uma praia paradisíaca. Ser mordido por um cachorro raivoso. Contrair uma bactéria letal. Sofrer um acidente esquiando pelos Alpes. Ser atacado por um tubarão ao frequentar uma praia de águas quentes. Acabar no meio de um tornado ou sofrer com um terremoto.

Tudo isso é possível e não depende de ações humanas. Mas tudo o que depende de ações humanas é tão mais cruel, desumano, incompreensível. O que custa às pessoas olharem um pouquinho em volta… simplesmente levantarem os olhos que só enxergam o próprio umbigo e admirarem por um momento o mundo ao redor, que precisa de mais humanidade e menos intransigência.

 

flrlines40

 

Eu escrevi esse texto antes de saber dos atentados em Paris.

Estou muito triste… Paris é minha cidade do coração…

Coincidência ou coisas inexplicáveis das energias do Universo, acabou mostrando minha tristeza com as ações humanas antes que elas tivessem causado mais sofrimentos no dia de hoje…

 

 

FullSizeRender (6)

 

 

Written by

14 Comments

Instagram
  • #jamesbaldwin #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #mikhailbakunin #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #JamesJoyce #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #gastonbachelard #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #victorhugo #citações #reflexõesdesilviasouza