Festas de 15 anos
Previous post
Now reading

Obesidade – Alguns aspectos sobre as dietas

Obesidade – Alguns aspectos sobre as dietas
Obesidade – Alguns aspectos sobre as dietas

Objetivos da perda de peso

A abordagem ideal para a obesidade requer uma combinação de reeducação alimentar, exercício e mudança comportamental. Para algumas pessoas pode ser necessário o uso de medicamentos ou, em alguns casos, pode estar indicada a cirurgia bariátrica.

Quando um tratamento para obesidade é proposto, deve-se tentar estabelecer metas realistas a serem alcançadas.

Um redução inicial de 5% a 7% do peso corporal é uma meta possível de ser alcançada para a maioria dos pacientes obesos. Essa redução do peso já traz benefícios para reduzir o risco cardiovascular, como melhora da alteração de colesterol e/ou triglicérides, melhora da pressão e melhora dos controles do diabetes.

O primeiro objetivo de qualquer indivíduo com sobrepeso é prevenir o retorno do peso à sua condição inicial e manter o peso estável.

 

Energia da dieta

Prever a perda de peso para cada indivíduo é muito difícil, porque existe grande variabilidade entre cada pessoa na aderência ao tratamento proposto e no gasto energético.

A maioria das pessoas, sejam obesas ou não, tendem a subnotificar o que comem, podendo chegar a marcar 30% a menos da quantidade ingerida de alimentos ao longo do dia. Além disso, o gasto de energia é influenciado pela idade, sexo, fatores genéticos e grau de agitação e movimentação nas atividades cotidianas. Exemplos:

  • os homens tendem a perder peso com maior facilidade porque apresentam maior quantidade de massa magra (músculo) e, portanto, possuem maior gasto calórico diário
  • indivíduos idosos de qualquer sexo tendem a perder peso com maior dificuldade, devido a redução da taxa metabólica

 

 

Written by

10 Comments
  • Bis Perez disse:

    Meu Deus porque será que é tão difícil mudar hábitos… alimentares!!! Com tanta coisa gostosa… começo tão animada

  • Carlos Moya disse:

    Obesidade, como eu li vai ser um gatilho para a doença futura, parece que afeta principalmente as classes sociais mais desfavorecidas e menos culturalmente formadas porque consomem mais alimentos produzidos industrialmente. Muito interessante mencionar a falsa percepção de calorias ingeridas. Um abraço.

    P.S Meu peso ao longo dos últimos dez anos tornou-se 78 quilos antes de eu pesava 102. Eu cozinho quase todos os dias. Um abraço.

  • claudio kambami disse:

    Volta e meia vemos reportagens ou mesmo documentários que afirmam que a população mundial está obesa. Muitos alegam os alimentos modernos e a vida corrida com os tais fast food, mas há sim pessoas que nascem com problemas que mesmo não comendo besteiras e até tendo uma alimentação perfeita e com exercícios passam por esse problema. É algo que deve ter uma atenção muito grande de toda área médica e não somente de nutricionistas ou endócrinos. Beijos!

    • Isso que você falou é verdade.
      O problema é que a Obesidade vem sendo estudada de forma séria faz pouco tempo; a cada dia, surgem novidades, são descritos novos hormônios regulatórios e fatores que interferem no controle do peso…
      Eu mesma não sou magra. Mas vou confessar que gosto de todas as coisas boas da vida…

      • claudio kambami disse:

        Ta, mas convenhamos que o mundo feminino sempre se vê um pouco cheinha. Eu em particular até prefiro, gosto de apertar e se possível fosse brigar, modificados o que Vinícius disse sobre a beleza e colocaria, “as magrinhas que me perdoem, mas ser chuchuda é fundamental”, rsss.
        Mas sim agora sem brincar, ainda bem que os estudos avançam e quase todas as especialidades médicas observam e aconselham um encaminhamento.☺👍

        • O dia em que você me conhecer pessoalmente, vai ver que não estou exagerando…
          😀

          • claudio kambami disse:

            Tá aceito o desafio, assim que estiver liberado e for a São Paulo quero ver se marco com você com o Alex e outros mais, quero conhece-los de verdades e abraçar com bastante força e dessa vez tenho que fazer um esforço de colocar nessa lista dois grandes manos de mais de 10 anos de internet o Jaime Pacheco, Edu Parra e meu mano Maeda, gente que conheci faz tempo na rede e nunca nos vimos. <3

          • Será ótimo!
            Assim, terei a chance de também conhecer o Alex, que é um amigo muito querido…
            Beijo!

Instagram
  • #jorgeluisborges #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza