Minha família
Previous post
Now reading

Minha arte em colecionar

Minha arte em colecionar
Minha arte em colecionar

Quand vient la pluie

 

A segunda postagem coletiva de Fevereiro do Projeto Vai Um Café é sobre coleções.

Já colecionei chaveiros, papeis de carta, álbuns de figurinhas (Bem-Me-Quer, Turma da Mônica, Hanna Barbera, entre outros), tampinhas de refrigerante com personagens da Disney, brinquedos do Kinder Ovo… Algumas coleções ficaram lindas… até que eu me cansava e doava ou usava (como no casos dos papeis de carta). Há apenas uma coleção que perdura até hoje, se é que posso chamar de coleção (porque é quase uma coleção na memória)…

Eu ganhei meu primeiro perfume importado quando tinha 15 anos. Meu tio me presenteou com um frasco de Calandre de Paco Rabanne. Foram alguns anos até que eu ganhasse Coco de Chanel. Pouco a pouco, fui me encantando por aromas variados e foi crescendo a minha curiosidade por conhecer mais desse mundo mágico dos perfumes, flores, essências e sua criação.

Nem sempre conseguia comprar fragrâncias importadas e usava muitos perfumes e colônias de O Boticário e da Natura. Mas quando comecei a trabalhar e ter meu próprio dinheiro, fui aumentando meu conhecimento, apurando meu gosto e comprando variados perfumes (que nem sempre me agradavam).

Não acho que caiba aqui mencionar todos os perfumes que já tive, porque a lista seria muito grande e, muito provavelmente, não conseguiria me lembrar de todos. Embora eu considere uma coleção, não guardei os frascos… devo ter apenas uns 3 frascos de perfumes que já acabaram. Não teria espaço para guardar todos.

Vou mencionar os que mais me marcaram e as marcas que eu mais gosto:

♥ Annick Goutal: Eau d’Hadrien, Petite Chérie, Un Matin d’Orage, Eau de Ciel, Ce Soir ou Jamais, Gardénia Passion, Grand Amour, Heure Exquise, Les Nuits d’Hadrien, Musc Nomade, Nuit Étoilée, Quel Amour!, Rose Absolue, Rose Splendide

♥ Balenciaga: Balenciaga Paris 10, avenue George V

♥ Boucheron: Boucheron

♥ Bvlgari: Bvlgari Pour Femme, Jasmin Noir, Omnia Améthyste, Omnia Crystalline

♥ Cartier: Baiser Volé

♥ Chanel: 28 La pausa, 1932, Allure, Coco Noir, Gardénia, Jersey, No. 18, No. 19 Poudré, Misia

♥ Chloé: Chloé; Love, Chloé; Roses de Chloé

♥ Dior: J’adore, Dune

♥ Dolce&Gabbana: The One

♥ Estée Lauder: Sensous

♥ Frederic Malle: Carnal Flower, Cologne Indelebile, Dans tes bras, En Passant, Iris Poudre, Le Parfum de Therese, Lipstick Rose, Lys Mediterranée, Portrait of a Lady, Une Fleur de Cassie, Une Rose

♥ Givenchy: Dahlia Noir, Dahlia Divin

♥ Guerlain: Aqua Allegoria (Grosellina, Herba Fresca, Mandarine-Basilic), L’Heure Bleue, L’Instant Magic, L’Instant de Guerlain, Terracotta Le Parfum, Floral Romantique, Nuit d’Amour, Angélique Noir, Quand vient la pluie

♥ Hermès: Jour d’Hermès

♥ Jean Patou: Joy Forever

♥ Lancôme: Trésor

♥ Van Cleef & Arpels: First

♥ Yves Saint Laurent: Parisienne, Paris

Houve muitos outros… mas esses foram os melhores, os que me conquistaram… O melhor de todos os que já tive (e provavelmente o mais caro):

Quand vient la pluie de Guerlain
Quand vient la pluie de Guerlain

 

Há cerca de 6 anos, estive em Grasse, na França, para conhecer as fábricas de perfume e entender um pouco mais sobre os processos de extração das essências e os passos para a confecção de um bom perfume. Visitei a fábrica da Fragonard.

Os perfumes são minha paixão! Não tenho como negar. Eu me perfumo desde a hora em que acordo até a hora de me deitar. Os ambientes da minha casa são perfumados com difusores. Tenho perfumes para os lençóis. Pode ser um exagero, mas eu me sinto bem.

Já errei muito ao escolher algumas fragrâncias. Uma vendedora da Annick Goutal em Paris que me ensinou a escolher: passar a fragrância no pulso, aquecer com a roupa e esperar uns 30 minutos, até que as notas de corpo estejam sendo liberadas. Depois dessa técnica, raramente errei de novo.

A minha coleção atual está abaixo:

Jour d'Hermès Gardénia de Hermès No. 18 de Chanel Musc Nomade de Annick Goutal Misia de Chanel
Jour d’Hermès Gardénia de Hermès
No. 18 de Chanel
Musc Nomade de Annick Goutal
Misia de Chanel
Joy Forever de Jean Patou

 

FullSizeRender[1]
Parfum Divin de Caudalie
Prodigieux Le Parfum de Nuxe
Rose Absolue de Annick Goutal
Terracotta Le Parfum de Guerlain
Une Fleur de Cassie de Dominique Ropion para Frederic Malle

 

Azzaro Pour Elle 28 La Pause de Chanel 1932 de Chanel Carnal Flower de Dominique Ropion para Frederic Malle Evening Rose de Aerin
Azzaro Pour Elle
28 La Pause de Chanel
1932 de Chanel
Carnal Flower de Dominique Ropion para Frederic Malle
Evening Rose de Aerin

 

Gardénia de Chanel Heure Exquise de Annick Goutal Jersey de Chanel Jour Absolu de Hermès
Gardénia de Chanel
Heure Exquise de Annick Goutal
Jersey de Chanel
Jour Absolu de Hermès

 

Para os apaixonados por perfumes e por sua criação e que também gostam de ler, fica a dica do livro maravilhoso “Perfume: a história de um assassino” de Patrick Süskind.

É isso… um pouco sobre a minha coleção como nunca tinha mostrado para ninguém…

– Sílvia Souza

 

image

Written by

2 Comments
  • VIVIMETALIUN disse:

    Suas coleções são uma maravilha hein!! gostei de todas em especial esse perfume Quand vient la pluie de Guerlain parece um cristal de rocha lapidado. 😀

    • É uma lapidação de cristal mesmo… A base é como se fosse uma folha e o frasco do perfume fica como uma gota de orvalho na folha…
      É lindo… E o perfume é uma delícia também.
      Mas foi feito em uma tiragem limitada. Cada frasco era numerado.

Instagram
  • #francescoalberoni #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #JaimeDeBalmes #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #jamesbaldwin #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #mikhailbakunin #citações #reflexõesdesilviasouza