Now reading

Medicina e Saúde: Vitamina D

Medicina e Saúde: Vitamina D
Medicina e Saúde: Vitamina D

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel (solúvel em gordura). Poucos alimentos são fonte natural de Vitamina D; por isso, a produção através da pele é a maior fonte de Vitamina D. Tanto a Vitamina D proveniente da alimentação quanto aquela produzida pela pele após a exposição ao sol são inativas e precisam ser transformadas em formas metabolicamente ativas.

 

vit_d_metabolism
©2016 UpToDate®

 

Inicialmente, a Vitamina D é transformada pelo fígado em 25-hidroxi-vitamina D (25[OH]D), que é a principal forma de Vitamina D que circula em nosso sangue. Depois, acontece nos rins outra transformação, formando a 1,25 Dihidroxi Vitamina D, que é a forma ativa.

A Vitamina D e seus metabólitos são muito importantes para o corpo, por causa de seu papel no controle do cálcio e no metabolismo dos ossos. O Raquitismo e a Osteomalácia são duas doenças causadas pela falta importante de Vitamina D e são encontradas com maior frequência em populações que quase não se expõem ao sol.

A falta de Vitamina D que é verificada através dosagem no sangue apenas é bastante comum. Em um levantamento realizado entre 2005 e 2006, 41,6% dos adultos participantes do estudo apresentavam níveis de 25(OH)D abaixo de 20 ng/ml (o valor ideal é de 25[OH]D acima de 30 ng/ml).

O nível da deficiência de Vitamina D pode contribuir para o desenvolvimento de Osteoporose e para o aumento no risco de fraturas ósseas e de quedas em pessoas idosas. Atualmente, muitos estudos sobre as funções da Vitamina D vêm sendo feitos e pode ser que ela tenha importância na regulação de outras funções celulares, embora ainda haja necessidade de mais esclarecimentos a respeito. A função mais importante conhecida da Vitamina D é aumentar a absorção de cálcio no intestino.

A principal forma de obtenção de Vitamina D é através da exposição à luz do sol; mas existe variação do tempo de exposição necessário para produzir nossa necessidade mínima diária de acordo com a cor da pele, com a latitude da localidade, com a estação do ano, com a hora do dia. Também sabemos que a pele diminui sua capacidade de produção de Vitamina D com a idade; então, pessoas com mais de 70 anos podem não conseguir produzir Vitamina D de forma eficiente, mesmo com exposição solar. Por causa destas variações, alguns países preconizam a suplementação de Vitamina D em alguns produtos, como leites e cereais.

Nossa necessidade diária de Vitamina D varia de acordo com a idade e com o sexo (porque as mulheres precisam de quantidades maiores durante a gravidez). Normalmente, ela fica entre 400 UI (Unidades Internacionais) e 800 UI (10 a 20 mcg) ao dia.

A falta de Vitamina D acarreta diminuição da absorção de cálcio e de fósforo. Com a progressão da deficiência, os níveis de cálcio no sangue acabam caindo, o que leva ao aumento do hormônio PTH, produzido pelas Paratireóides; este hormônio acaba causando a desmineralização dos ossos, para manter o cálcio do sangue normal. Essa desmineralização óssea acaba evoluindo para a Osteomalácia ou Raquitismo, se a Vitamina D não for suplementada.

Mas a Vitamina D nunca deve ser usada como um suplemento vitamínico sem a orientação de um médico. Doses excessivas de Vitamina D podem levar a intoxicação, com risco de aumento dos níveis de cálcio no sangue acima do normal. Quando a Vitamina D é obtida através da exposição à luz do sol, não há risco de hipervitaminose (intoxicação por Vitamina D); nosso corpo consegue controlar a produção de Vitamina D e, quando não há necessidade, converter para a formação de outros metabólitos inativos. Além disso, conforme a pele vai produzindo melanina após a exposição à luz do sol, a produção de Vitamina D é diminuída.   

 

 

Written by

2 Comments
  • Carlos Moya disse:

    Olá Silvia, muito obrigado, eu tenho uma pergunta para banhos de sol é necessário remover a roupa ou ser absorvido mesmo vestido? Como você sabe que este é um lugar muito frio e agora temos menos horas de luz do dia. Um abraço.

  • claudio kambami disse:

    Oi minha amiga Silvia! Foi tudo tão rápido que antes que eu dissesse não, me administraram rivotril e dopado fui “sequestrado” lá pra Itália, mas lembrei de você num passei rápido que fiz em Paris. Teremos tempo para trocas com certeza.
    To de volta são e salvo, rssss.
    Um beijo com carinho. 🙂

Instagram
  • #jorgeluisborges #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza