Bullying
Previous post
Now reading

Medicina e Saúde: TPM – Tensão Pré Menstrual

Medicina e Saúde: TPM – Tensão Pré Menstrual
Medicina e Saúde: TPM – Tensão Pré Menstrual

A maioria das mulheres em idade reprodutiva já teve algum sintoma do período pré menstrual. A TPM ou Tensão Pré Menstrual inclui tanto sinais físicos quanto emocionais que podem ser referidos pelas mulheres nos dias que antecedem a menstruação. Esses sintomas, geralmente, diminuem ou desaparecem logo que o sangramento se inicia.

A Disforia Pré Menstrual é uma forma mais intensa da TPM e acomete de 3 a 6% das mulheres. Esse quadro mais grave pode interferir nas atividades cotidianas das mulheres e dificultar as interações com outras pessoas. As mulheres que sofrem ou sofreram de Depressão são mais propensas à ocorrência de Disforia Pré Menstrual.

 

Quais são os sinais e sintomas da TPM e da Disforia Pré Menstrual?

As duas são semelhantes quanto aos sintomas; a intensidade deles é maior na Disforia.

Os sinais físicos incluem fadiga e dificuldades com o sono, que pode variar desde o aumento do sono até a dificuldade para dormir. Podem ser referidas dores musculares e articulares, dores de cabeça e aumento e desconforto das mamas. Pode haver aumento temporário do peso, com inchaço, alteração do apetite, com episódios de compulsão, além de poder haver obstipação ou diarreia.

Os sintomas pré menstruais incluem problemas emocionais, como tensão, ansiedade, depressão, raiva, irritabilidade e angústia ou tristeza. As mulheres podem passar por momentos de variações abruptas do humor e crises de choro. Pode haver dificuldade de concentração e algumas preferem ficar sozinhas, afastando-se da família ou de amigos.

Naquelas com sintomas mais intensos (caso da Disforia), podem ser descritos: depressão, ansiedade extrema, irritabilidade intensa, opressão ou perda de controle. Podem ocorrer pensamentos suicidas, perda completa de interesse em atividades normais e desejo de se afastar de todas as pessoas.

 

O que causa a TPM ou Disforia Pré Menstrual?

Não há um conhecimento completo das alterações que levam aos quadros mais intensos de Disforia. As alterações hormonais certamente estão envolvidas nas causas, assim como alterações nos neurotransmissores no cérebro. Algumas mulheres podem ter um fator de risco geneticamente determinado. Mulheres com quadros de depressão ou ansiedade não tratados estão mais propensas à ocorrência dos quadros mais intensos.

 

Qual é o tratamento da TPM ou Disforia Pré Menstrual?

O tratamento pode incluir medicamentos, mas deve sempre englobar mudanças no estilo de vida. Os sintomas podem ser reduzidos através de refeições mais frequentes e em menor quantidade, com menor teor de sal e mais ricas em frutas, vegetais e grãos integrais. As proteínas magras também podem ajudar. Alguns suplementos alimentares com cálcio, vitamina D, vitamina E, vitamina B6 e magnésio também parecem ser benéficos.

Embora haja redução da vontade de fazer exercícios físicos nessa fase, eles devem ser estimulados, porque ajudam a reduzir os sintomas da TPM. O ideal seria manter uma média de 30 minutos por dia, 5 dias por semana. As técnicas de redução e controle do estresse, como meditação, Yoga, Tai Chi Chuan, hábitos de sono saudáveis e a redução no consumo de cafeína também aliviam os sintomas.

As medicações para a TPM incluem diuréticos, analgésicos e anti inflamatórios, anticoncepcional oral (pílula). Em casos mais graves, podem ser consideradas drogas para a ansiedade, antidepressivos e outras medicações para o ciclo menstrual.

A maioria das mulheres sente alguns dos sintomas de TPM. Mas se o quadro estiver muito intenso, chegando a atrapalhar as atividades diárias e o convívio com outras pessoas, a mulher deve conversar com seu médico sobre o melhor tratamento para aliviar os sintomas.

 

Written by

Instagram
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #pearlbuck #citações #reflexõesdesilviasouza