Now reading

Medicina e Saúde: Ser médico

Medicina e Saúde: Ser médico
Medicina e Saúde: Ser médico

Estive pensando, recentemente, que tipo de atendimento um paciente quer quando procura um médico. Sei que essa resposta pode ser muito ampla, porque cada pessoa tem uma preferência por um tipo específico de profissional e, por mais competente que o médico seja, raramente vai conseguir agradar a todos os pacientes.

Acho que este questionamento sempre volta à minha mente, talvez como uma forma de reavaliar minha conduta profissional.

Quando eu comecei a trabalhar atendendo em ambulatórios ou consultórios, eu me inspirava em alguns médicos que tinham me dado aula… pessoas que eu admirava muito. Se eu fosse procurar um médico, queria alguém como eles; portanto, eu deveria ser como o profissional que eu buscaria no caso de precisar de um atendimento. É um pensamento coerente, certo?

Minha admiração era baseada em grandes conhecimento científico e experiência clínica e um dado mais subjetivo, que é o acolhimento com que o profissional recebia seus pacientes.

Alguém que vai ao médico, por mais simples que seja o problema, sempre fica um pouco apreensivo, especialmente em um primeiro contato. Eu fico. Crio os diálogos na minha mente: o que quero falar, quais são as minhas queixas, o que não posso esquecer de dizer, se terei tempo e abertura para dizer tudo o que preciso… e assim por diante. Por esse motivo, por causa do receio inicial, acho que o médico precisa acolher o paciente e compreender seus medos e dificuldades de romper essa barreira e sentir liberdade de abordar tudo o que precisar.

Mas sinto que, hoje em dia, o papel do médico é um pouco diferente. Não podemos negar que a internet e o acesso à informação mudou tudo em nossas vidas. Quantas pessoas resistem à busca no Google quando recebem alguma alteração em um exame que realizaram? Sei que alguns não gostam nem de ver os resultados dos exames; mas a maioria olha, procura e tenta fazer a interpretação antes de procurar o médico.

Quando chegam ao consultório, alguns esperam o que o médico vai dizer e complementam com as informações de suas buscas; outros são objetivos e já relatam a alteração e os achados da internet.

Por mais que o conhecimento do médico seja essencial na interpretação das alterações nos exames, em muitos casos, é possível achar muitas informações confiáveis na internet.

Então, o que o paciente busca, principalmente, quando ele procura um médico? Apenas confirmar o que leu na internet? Uma receita apenas? Uma consulta objetiva com uma descrição científica e eficiência acima de qualquer discussão?

Não é o que eu sinto. Atualmente, mais do que nunca nos meus 23 anos de vida profissional, não acho que os pacientes buscam apenas uma resposta objetiva e mecânica às suas queixas. Eu sinto que as pessoas têm cada vez mais necessidade de cuidado, de atenção, de alguém que dedique alguns minutos de seu tempo para escutar com disposição o que elas têm a dizer. Muitas vezes, uma conversa atenta, com um olhar direto e interessado, ouvindo sobre o que está acontecendo na vida da pessoa, os problemas pelos quais está passando, como tem dormido, se está triste com algo, este diálogo vale mais do que um diagnóstico específico ou uma explicação que a pessoa pode ler em um texto médico da Mayo Clinic.

Sei que sou uma professional bem formada. Procuro fazer meu trabalho bem feito. E existem inúmeros outros profissionais que também contam com uma formação sólida e vasta experiência clínica. Sou capaz de dar a explicação científica e de usar minha vivência profissional para responder às queixas das pessoas que passam pelo meu consultório (ao menos, na maioria das situações).

Mas percebo que preciso ir além. E é o que busco fazer. Meu objetivo é fazer com que os pacientes se sintam abraçados, acolhidos, cuidados. E acredito que todos os médicos deveriam ter o mesmo propósito.

 

Written by

Instagram
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza