Now reading

Medicina e Saúde: Mudanças no estilo de vida para melhorar a pressão arterial

Medicina e Saúde: Mudanças no estilo de vida para melhorar a pressão arterial
Medicina e Saúde: Mudanças no estilo de vida para melhorar a pressão arterial

Qual a relação entre estilo de vida e a pressão arterial (PA)?

As coisas que cada pessoa faz e as coisas que ela come têm enorme influência na pressão arterial (PA) e na sua saúde. Manter um estilo de vida saudável traz como benefícios:

  • Redução na PA ou manutenção de níveis normais da PA, com prevenção do desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica
  • Redução na necessidade de remédios para controle da PA
  • Melhora na ação dos remédios para a PA, no caso daqueles que já necessitam de medicamentos
  • Redução dos riscos de infarto ou derrame ou de desenvolvimento de doença renal.

 

Quais as modificações no estilo de vida ajudam a controlar a PA?

  • Perder peso, se o peso estiver acima do normal
  • Alimentar-se com uma dieta rica em frutas, vegetais, leite e derivados desnatados
  • Reduzir a quantidade de doces e de grãos refinados (brancos)
  • Reduzir a quantidade de sal dos alimentos, prestando muita atenção à quantidade de sal já presente em alimentos industrializados (basta olhar na tabela com as informações nutricionais)
  • Manter uma vida ativa, tentando fazer uma atividade física por, pelo menos, 30 minutos por dia, na maioria dos dias da semana
  • Não exagerar na quantidade de bebidas alcoólicas
  • Parar de fumar

 

 

Written by

6 Comments
  • Carlos Moya disse:

    Agora en galego: Boa noite Silvia. sabe algunha pintura por Joaquín Sorolla? A sua que encabeza a táboa de entrada me recordou do seu estilo.
    Estas recomendacións que hoxe se lembra, debe ser parte do noso costume cultural. A dieta natural e exercicio regular melloraron moito meu estado físico e mental. unha aperta.

    Agora em portugues: Boa noite Silvia. sabe alguma pintura por Joaquin Sorolla? Sua que lidera a tabela de entrada me lembrou de seu estilo.
    Estas recomendações que hoje se lembra, ele deve ser parte de nosso costume cultural. A dieta natural e exercício regular melhorou muito meu estado físico e mental. um abraço.

    O certo é que eu veo ambos idiomas cuspidiños. Sinon? Bicos.

    • Olá, Carlos!
      Não conhecia Joaquin Sorolla, mas fui procurar suas obras. Acredito que ele seja do mesmo movimento artístico de Renoir… ao menos pelo período em que ele viveu, imagino que tenha sido. Gostei muito dos seus quadros… Tentarei usar em uma próxima ilustração de uma das minhas publicações.

      Sobre as doenças e minha publicação de hoje, a verdade é que uma vida mais tranquila, com uma alimentação mais equilibrada (ao estilo mediterrâneo), caminhadas diárias e evitando-se o cigarro, consegue-se evitar a maioria das doenças…
      Meu sonho de vida seria morar em uma pequena cidade europeia (talvez portuguesa) à beira mar, onde eu pudesse ter calma, a brisa e o som do mar e tranquilidade para caminhar e viver (sem me preocupar se vai chegar alguém com uma arma na minha cabeça). Será um sonho muito impossível?

      Comparação entre nossos idiomas… são realmente muito semelhantes!

      Um beijo e uma ótima noite!

      [Ola, Carlos!
      Non coñecía Joaquin Sorolla, pero fun buscar as súas obras. Creo que sexa do mesmo movemento artístico de Renoir … polo menos polo período en que viviu, imaxino que foi. Gustoume moito dos seus cadros … Tentarei usar nunha próxima ilustración dunha das miñas publicacións.

      Sobre as enfermidades e miña publicación de hoxe, o certo é que unha vida máis tranquila, cunha alimentación máis equilibrada (ao estilo mediterráneo), camiños diarias e evitándose o cigarro, conséguese evitar a maioría das enfermidades …
      O meu soño de vida sería vivir nunha pequena cidade europea (quizais portuguesa) á beira do mar, onde eu puidese ter calma, a brisa eo son do mar e tranquilidade para camiñar e vivir (sen preocuparme se chegará alguén cun arma na miña cabeza). Será un soño moi imposible?

      Comparación entre os nosos idiomas … son realmente moi semellantes!

      Un bico e unha boa noite!]

      • Carlos Moya disse:

        Que o seu sonho de viver na Europa, faço algumas questões interessantes sobre o que são as regras da ordem jurídica e política a que eu tenho que encontrar uma resposta. Eu sei, por exemplo, que a cidadania espanhola chega aos filhos e netos daqueles que deixaram o país por razões políticas ou econômicas. Mas eu não sei como uma autorização de residência permanente é obtido e quais são os requisitos para alugar uma casa, abrir uma conta bancária ou validar a licença. Vou tentar descobrir. Um abraço.

        • Carlos Moya disse:

          Ah, investigar minuciosamente é outra das minhas molestas manias. Um beijo.

        • Bom dia, Carlos!
          Não contei meu sonho para te dar trabalho… Não se preocupe com isso…
          Meus ascendentes são de origem portuguesa, espanhola e italiana. Mas sei que não teria direito à cidadania espanhola. Meu pai tem direito à cidadania portuguesa, mas eu e minhas irmãs não. Eu poderia tentar a cidadania italiana, mas meus avós eram muito incultos e estamos tendo dificuldades em localizar os documentos de entrada no Brasil.
          Há outras formas, como fazer algum investimento financeiro no país de origem.
          De qualquer forma, esse é um sonho futuro…
          Obrigada por seu interesse.
          Você se tornou um grande amigo!
          Um beijo!

Instagram
  • #gilbertcesbron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #catão #ocensor #citações #romaantiga #reflexõesdesilviasouza
  • #françoisehéritier #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #jorgeluisborges #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza