Now reading

Medicina e Saúde: Menopausa

Medicina e Saúde: Menopausa
Medicina e Saúde: Menopausa

O que é menopausa?

A menopausa é o nome que se dá ao momento em que a mulher deixa de ter a menstruação. O que acontece nessa fase é que os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona. A menopausa geralmente ocorre entre 45 e 55 anos; a idade média da ocorrência da menopausa é 51 anos.

 

Como saber se a menopausa está próxima?

A maioria das mulheres começa a se preocupar com a menopausa quando há alguma alteração no ciclo menstrual. As alterações que comumente podem ser encontradas são:

  1. Ciclos menstruais mais ou menos frequentes que habitualmente acontecia (por exemplo, a cada 5 ou 6 semanas em vez de a cada 4 semanas)
  2. Sangramentos que duram menos dias
  3. Irregularidade menstrual, com falha de um ou mais ciclos
  4. Sintomas de menopausa, como ondas de calor

No caso de mulheres que foram submetidas a cirurgia de retirada do útero (histerectomia), pode ser mais difícil identificar a menopausa. As alterações menstruais não estarão presentes; mas podem haver os sintomas clínicos.

Se os ovários tiverem sido removidos, acontece uma “menopausa cirúrgica”. Nesse caso, a menopausa ocorre de forma precoce, porque não haverá mais os ovários para produzir os hormônios estrógeno e progesterona.

 

Quais são os sintomas da menopausa?

Algumas mulheres passam pela menopausa sem que apresentem nenhum sintoma além da interrupção dos ciclos menstruais. Mas muitas mulheres apresentam um ou mais dos sintomas a seguir:

  • Ondas de calor – calor e transpiração que geralmente se inicia no tórax e na face e se espalha para todo o corpo. Geralmente essas ondas de calor começam a aparecer antes mesmo da interrupção completa dos ciclos menstruais.
  • Transpiração noturna – quando as ondas de calor ocorrem durante o sono, elas são chamadas de “sudorese noturna”. Ela pode dificultar que a mulher tenha um sono de boa qualidade durante a noite.
  • Problemas para dormir – durante a transição para a menopausa, algumas mulheres podem ter dificuldade para pegar no sono ou podem ter insônia de madrugada. Esse problema pode acontecer independentemente das ondas de calor noturnas.
  • Secura vaginal – a menopausa pode levar ao ressecamento da mucosa da vagina e das regiões próximas, além de atrofia da pele. Esse ressecamento vaginal pode tornar a relação sexual dolorosa e desconfortável.
  • Depressão – durante a transição para a menopausa, algumas mulheres podem apresentar sintomas de depressão; esse problema é mais frequente nas mulheres que já tiverem um histórico de depressão previamente. Os sintomas de depressão incluem:
  1. Tristeza
  2. Perda do interesse nas coisas ou na realização das tarefas habituais
  3. Aumento ou redução do sono
  • Problemas de concentração ou de memória – podem ser decorrentes da falta de um descanso adequado à noite ou pela falta de estrógeno. Alguns estudos têm demonstrado que o estrógeno tem importância para um funcionamento cerebral adequado.

 

Quando procurar um médico?

Se começar a haver alteração no ciclo menstrual e a mulher tiver 45 anos ou mais, deve-se pensar em menopausa e um médico deve ser consultado. Se houver sintomas que estejam incomodando, deve-se sempre procurar o médico para discutir a questão.

Deve-se procurar um médico se:

  1. houver sangramentos a intervalos menores que a cada 3 semanas
  2. houver intensificação do fluxo menstrual
  3. houver pequenos sangramentos entre os ciclos
  4. a mulher já estiver na menopausa e começar a apresentar sangramentos novamente, mesmo que em pequena quantidade

 

Há um exame para identificar a menopausa?

Há um exame que pode sugerir fortemente a menopausa. Ele é pedido com maior frequência no caso de mulheres mais jovens e já com suspeita de uma menopausa precoce.

 

Pode-se engravidar?

Enquanto houver ciclos menstruais, mesmo que a frequência esteja reduzida, pode-se engravidar. Se não houver desejo de uma gestação, deve-se usar um método contraceptivo. Se houver interrupção dos ciclos por mais de 1 ano, provavelmente não há mais risco de gravidez.

 

Como são tratados os sintomas da menopausa?

Os tratamentos incluem:

  • Hormônios – o estrógeno é o tratamento mais efetivo para os sintomas da menopausa. As mulheres que fazer uso do estrógeno, frequentemente, necessitam usar outro hormônio concomitante, que é a progesterona. Embora esses hormônios sejam muito efetivos, eles podem levar a outros problemas e efeitos colaterais. Deve-se sempre conversar com o médico para discutir o uso de tratamentos hormonais pós menopausa.
  • Antidepressivos – eles melhoram as ondas de calor e os sintomas depressivos.

 

Como cuidar dos ossos após a menopausa?

  1. Fazer uso de suplementos de cálcio e vitamina D
  2. Manter-se ativa (os exercícios ajudam no fortalecimento ósseo)
  3. Em alguns casos, podem estar indicados medicamentos que ajudem na formação óssea.

 

Written by

3 Comments
  • Thais Gualberto disse:

    Esse post é para minha mãe! hehe Ela está na menopausa há uns dois anos e os sintomas que mais a afligem são o desânimo e as ondas de calor, que são fortíssimas. Ela faz rigorosamente as visitas anuais ao nosso ginecologista e já tentou dois tratamentos:
    1. Fitoterápico – sem efeito
    2. Reposição hormonal – fez muito efeito contra as ondas de calor, mas como a fazia sentir um enjoo absurdo e dores de cabeça com aura (e nós temos histórico de trombose), ela teve de parar. Agora está iniciando o tratamento hormonal tópico, mas ainda não deu tempo de notar qualquer diferença.

    Ler seu post abriu-me os olhos para algo que eu nunca havia pensado que poderia ser interessante para o caso dela, o antidepressivo, que eu não fazia ideia que poderia ter efeito sobre as ondas de calor. Ela não deixará de conversar sobre isso na próxima consulta 🙂
    Ah, como eu, ela está tendo de repor vitamina D, mas a dela estava um pouquinho mais alta que a minha e o médico prescreveu que ela repusesse vitaminas A e E também.

    Enfim, obrigada pelo excelente post!
    Beijos e lindo dia!

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza