Atendimento ao cliente
Previous post
Now reading

Medicina e Saúde: Hormônios e o Coração

Encontro
Next post
Medicina e Saúde: Hormônios e o Coração
Medicina e Saúde: Hormônios e o Coração

O sistema endócrino forma uma rede de glândulas e órgãos que produzem, estocam e secretam hormônios. Os hormônios influenciam vários aspectos do sistema cardiovascular, que inclui o coração e os vasos sanguíneos. Enquanto os hormônios exercem um papel essencial na manutenção da saúde cardiovascular, a elevação dos níveis de alguns hormônios podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Alguns fatos sobre os hormônios e o coração

O pâncreas é uma glândula grande localizada atrás do estômago e próxima ao intestino delgado. Ele é responsável pela produção de insulina, um hormônio essencial para que as células consigam aproveitar o açúcar que está no sangue para produzirem energia.

Existe a situação chamada Resistência Insulínica, em que as células não conseguem responder bem à ação da insulina e, como consequência, o pâncreas tem que produzir muita insulina para exercer sua função.

Quando a insulina acaba sendo insuficiente e os níveis de açúcar começam a subir no sangue, desenvolve-se o Diabetes Tipo 2, que se acompanha de vários problemas cardiovasculares, como aumento dos níveis de colesterol, aumento dos níveis da pressão arterial e doença cardíaca.

 

Fatores de Risco Cardiometabólicos

  • Aumento da Pressão Arterial Sistêmica (Hipertensão): é uma das principais causas  de doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos.
  • Aumento do Colesterol (Dislipidemia): ocorre quando o LDL-Colesterol (colesterol ruim) está muito alto e/ou quando o HDL-Colesterol (colesterol bom) está muito baixo. Uma destas situações (ou ambas) podem levar a depósito de placas de gordura nas paredes das artérias e acabar causando obstrução, impedindo o fluxo de sangue.
  • Aumento do Triglicérides (Hipertrigliceridemia): em associação à elevação do colesterol, pode contribuir para o depósito de gordura nas paredes das artérias.
  • Síndrome Metabólica: é uma associação de fatores de risco (pressão alta, triglicérides altos, HDL baixo, aumento de gordura visceral) que aumenta a chance de desenvolver doença cardíaca, AVC e diabetes.

 

Valores de referência:

MEDIDA VALORES SAUDÁVEIS
Circunferência Abdominal < 102 cm em homens

< 89 cm em mulheres

Triglicérides < 150 mg/dl
Glicemia em jejum < 100 mg/dl
Pressão Arterial < 120 mmHg (sistólica)

< 80 mmHg (diastólica)

HDL-Colesterol > 40 mg/dl para homens

> 50 mg/dl para mulheres

LDL-Colesterol < 100 mg/dl

 

Alguns dados:

Os problemas cardiovasculares geralmente são provenientes de pouca atividade física e das escolhas alimentares, mas outros fatores como história familiar (genética), doenças hormonais e algumas medicações também contribuem para o desenvolvimento destes problemas.

Ao menos 68% das pessoas com 65 anos ou mais que tenham diabetes morrem de alguma forma de doença cardíaca e 16% morrem de AVC.

Os adultos com diabetes apresentam um risco 2 a 4 vezes maior de terem doença cardíaca ou derrame. O diabetes é a primeira das 7 causas controláveis de doença cardiovascular.

 

Dados da Associação Americana de Cardiologia (American Heart Association)

Risco para Doença Cardíaca:

  1. 2 a 4 vezes maior se houver diabetes
  2. risco 1,8 vezes maior de ser hospitalizado por ataque cardíaco se houver diabetes
  3. risco 3 vezes maior de ter um ataque cardíaco se for uma mulher diabética
  4. risco 2 vezes maior de ter um ataque cardíaco se for fumante

7 cuidados para prevenção:

  1. controlar o colesterol
  2. controlar a pressão arterial
  3. reduzir a glicemia (açúcar no sangue)
  4. comer de forma saudável
  5. perder peso (em caso de sobrepeso ou obesidade)
  6. fazer atividade física regularmente
  7. parar de fumar

 

Tratamento

Uma dieta saudável para o coração e a manutenção de uma atividade física regular quase sempre fazem parte das medidas terapêuticas para a prevenção das doenças cardiovasculares. Em algumas pessoas, haverá a necessidade do uso de medicações.

Deve-se seguir as recomendações orientadas pelo médico de forma correta.

 

 

 

Written by

1 Comment

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza