Blind date
Previous post
Now reading

Medicina e Saúde: Hipotireoidismo

Saudades
Next post
Medicina e Saúde: Hipotireoidismo
Medicina e Saúde: Hipotireoidismo

O que é hipotireoidismo?

O hipotireoidismo é uma doença que faz com a pessoa se sinta cansada.

Ele acontece quando a tireóide produz uma quantidade insuficiente de hormônio tireoidiano. A tireóide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço; ela produz o hormônio tireoidiano, que é importante no controle do estoque e gasto energético pelo corpo.

 

Quais são os sintomas do hipotireoidismo?

Algumas pessoas com hipotireoidismo não referem sintomas. Mas a maioria das pessoas refere cansaço.

Outros sintomas que podem aparecer são:

  1. Falta de energia
  2. Queda de cabelo ou cabelo quebradiço
  3. Obstipação

Se não for tratado, o hipotireoidismo pode causar redução na frequência dos batimentos cardíacos, o que pode levar a maior cansaço e falta de ar durante a realização de exercícios físicos. Também podem ser observados aumento nos valores da pressão arterial e nos níveis do colesterol, favorecendo um aumento no risco cardio-vascular.

Nas mulheres, o hipotireoidismo pode causar interrupção das menstruações e pode dificultar engravidar. Caso a mulher consiga engravidar em vigência de um hipotireoidismo não tratado, há maior risco de abortamento e de problemas no desenvolvimento do bebê.

 

Há exames para identificar o hipotireoidismo?

Sim. O hipotiroidismo pode ser diagnosticado através de exames de sangue.

 

Como se trata o hipotireoidismo?

O tratamento do hipotireoidismo envolve o uso do hormônio da tireóide em comprimidos todos os dias. Cerca de 6 semanas após o início do tratamento, podem ser feitos novos exames de sangue para verificar se os níveis hormonais foram normalizados. Dependendo dos resultados, a dosagem do hormônio que está sendo utilizado poderá ser ajustada. A maioria das pessoas com hipotireoidismo necessita do uso do hormônio a vida toda.

A quantidade de hormônio a ser usada deve ser bem controlada. O uso de uma quantidade acima da necessária para o corpo também pode trazer problemas, como arritmias cardíacas e osteoporose.

 

E se a mulher engravidar?

A maioria das mulheres com hipotireoidismo apresentam gestações saudáveis e sem problemas. Mas pode haver necessidade de ajuste da dose da medicação durante os meses da gravidez. Haverá necessidade de verificação dos níveis hormonais a cada 4 semanas.

 

Written by

4 Comments

Instagram
  • #jorgeluisborges #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza