Now reading

Medicina e Saúde: Glândulas que fazem parte do Sistema Endócrino

Medicina e Saúde: Glândulas que fazem parte do Sistema Endócrino
Medicina e Saúde: Glândulas que fazem parte do Sistema Endócrino

 

Cada glândula do Sistema Endócrino libera hormônios específicos na corrente sanguínea. As glândulas endócrinas e os hormônios que elas produzem são:

  1. Hipotálamo: uma parte do cérebro, localizado inferiormente, e que controla o funcionamento da Hipófise. Entre os hormônios produzidos, estão: TRH, CRH, GHRH, Dopamina, Somatostatina e Vasopressina.
  2. Hipófise: está localizada na base do cérebro, atrás dos seios nasais. Ela controla muitas outras glândulas, em especial a tireóide. Problemas afetando a hipófise podem afetar o crescimento, o ciclo menstrual e a produção de leite pelas mamas. É responsável pela produção dos hormônios: GH, TSH, Prolactina, LH, FSH, ACTH, Ocitocina, Vasopressina.
  3. Pineal: uma glândula localizada na região central do cérebro que está ligada ao sono. Ela produz a Melatonina.
  4. Tireóide: é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, com um formato de borboleta, que controla o metabolismo. É responsável pela produção de T3, T4 e Calcitonina.
  5. Paratireóides: quatro pequenas glândulas localizadas posteriormente à tireóide, no pescoço, e que controlam o metabolismo dos ossos. Produzem o PTH.
  6. Timo: uma glândula localizada na parte superior do tórax e que ajuda a desenvolver o sistema imunológico no início da vida. Produz Timopoetina.
  7. Adrenais: duas glândulas localizadas na parte superior dos rins. Produz vários hormônios, entre os quais Cortisol, Adrenalina, Aldosterona.
  8. Ovários: são os órgãos reprodutivos das mulheres, responsáveis pela ovulação e pela produção dos hormônios sexuais. Produzem Estrógeno e Progesterona.
  9. Testículos: são os órgãos reprodutivos dos homens, responsáveis pela produção do esperma e dos hormônios sexuais, sendo o principal a Testosterona.
  10. Pâncreas: as células localizadas nas ilhotas pancreáticas controlam o metabolismo da glicose, produzindo insulina e glucagon.

Outros órgãos e tecidos têm sido identificados como produtores de hormônios: o coração produz o Peptídeo Natriurético Atrial; os rins produzem Calcitriol (Vitamina D), Eritropoetina, Renina; o fígado produz IGF1; o estômago e os intestinos produzem Gastrina, Ghrelina, Neuropeptídeo Y, entre outros; a pele está envolvida na produção de Vitamina D; os adipócitos (tecido gorduroso) produzem Leptina, Adiponectina e Resistina.

Embora possamos achar que a Medicina está bastante avançada, vários hormônios foram identificados nos últimos anos; e ainda assim, falta estudar todos os efeitos que causam em nosso corpo e o que de fato eles controlam.

img_2528

Written by

4 Comments
  • Carlos Moya disse:

    Olá Silvia, eu acho que você tem uma profissão muito difícil. Ajustar a quantidade de hormônios que circulam no nosso corpo e conhecendo as circunstâncias que causam essas deficiências. E a responsabilidade pela vida de seus pacientes. Eu acho que um trabalho corajoso e admirável. Ë preferivle pra mim corrigir máquinas. Um abraço.

    • Olá, Carlos!
      Acho que todos os trabalhos possuem seus desafios e suas belezas.
      Eu gosto do que faço. O que acho mais difícil é que não tenho todas as respostas. A Medicina ainda não desvendou tudo sobre o corpo humano e a Endocrinologia é uma das áreas mais novas e menos conhecidas.
      Mas eu sigo tentando fazer o meu melhor…
      Beijo!

      • Carlos Moya disse:

        Sílvia é verdade que você diz, mas quando um sistema complexo caiu apenas teve para analisar falhas, às vezes por horas e finalmente pressionar um comando para restaurar o serviço. A responsabilidade de um médico é enorme porque afeta a vida. Um abraço.

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza