Now reading

Medicina e Saúde: Diagnóstico de Diabetes mellitus

Medicina e Saúde: Diagnóstico de Diabetes mellitus
Medicina e Saúde: Diagnóstico de Diabetes mellitus

 

Diabetes mellitus refere-se a várias doenças do metabolismo dos carboidratos que se apresentam com hiperglicemia (aumento dos níveis do açúcar no sangue). Ele está associado a uma falta relativa ou absoluta da secreção de insulina, podendo haver graus variáveis de resistência periférica à ação da insulina (isso significa que a insulina pode estar presente, mas não consegue funcionar da forma correta).

A Associação Americana de Diabetes (ADA) publicou os critérios diagnósticos de diabetes mellitus em 1997, mas anualmente é feita uma revisão desses critérios. O diagnóstico é baseado em uma das quatro alterações:

1. Hemoglobina Glicada (HbA1C) ≥ 6,5 %

(o teste deve ser realizado em um laboratório que use uma metologia certificada e padronizada para o diagnóstico de Diabetes)

OU

2. Glicemia de Jejum ≥ 126 mg/dL

O jejum é definido pela ausência da ingestão de qualquer alimento ou bebida que contenha calorias por um período de, no mínimo, 8 horas.

OU

3. Glicemia colhida 2 horas após a ingestão de 75 gramas de glicose (exame de Teste de Sobrecarga de Glicose Oral) ≥ 200 mg/dL

O teste deve ser realizado de acordo com a padronização da Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo usadas 75 gramas de glicose dissolvidas em água.

OU

4. Em um paciente com sintomas clássicos de hiperglicemia (que serão descritos mais adiante) e uma dosagem de Glicemia plasmática ≥ 200 mg/dL em qualquer condição ou momento do dia (não há necessidade do jejum).
Quando o exame inicial está alterado e o paciente não apresenta sintomas, o mesmo exame deve ser repetido ou pode-se realizar outro exame para confirmação do diagnóstico de Diabetes mellitus.

O Diabetes Tipo 2 é, de longe, o tipo mais comum de diabetes em adultos (> 90% dos casos). Ele é caracterizado por hiperglicemia e graus variáveis de deficiência de insulina ou resistência à ação de insulina. A maioria dos pacientes é assintomática (ou seja, não sente nada) e a hiperglicemia é verificada em uma avaliação laboratorial de rotina.

Os sintomas clássicos de hiperglicemia incluem:

  1. poliúria (aumento da frequência e da quantidade de micções)
  2. polidipsia (mais cede, inclusive à noite)
  3. visão turva
  4. perda de peso (mais raramente)

O Diabetes Tipo 1 é caracterizado pela destruição das células beta pancreáticas (produtoras de insulina); essa destruição é causada por auto anticorpos (anticorpos produzidos pelo próprio organismo e que agridem as células beta pancreáticas), levando à deficiência absoluta de insulina. O Diabetes Tipo 1 é a causa de cerca de 5% a 10% dos casos de diabetes em adultos. No caso do Diabetes Tipo 1, o quadro inicial tem sintomas mais importantes e acabam motivando o paciente a procurar o médico.

Algumas pessoas podem ter um pré-diabetes ou uma tendência para o desenvolvimento do Diabetes. A ADA definiu este critério de Intolerância à Glicose (ou pré Diabetes) de acordo com os resultados abaixo:

Glicemia de Jejum entre 100 e 125 mg/dL
Glicemia 2 horas após 75 gramas de Glicose oral (Teste de Sobrecarga à Glicose Oral) entre 140 e 199 mg/dL
Hemoglobina Glicada (HbA1C) entre 5,7 e 6,4 %

 

Fonte: Atlas IDF 2015 - Panorama Global
Fonte: Atlas IDF 2015 – Panorama Global

 

 

Written by

4 Comments
  • Marcia Cogitare disse:

    Silvia, parabéns pelo iniciativa. É muito importante a informação chegar de forma sólida e entendível às pessoas que não tem acesso.

    A qualidade do vídeo ficou excelente, assim como o enquadramento.
    Tenho apenas duas sugestões bastante simples.
    Seria legal nestes vídeos vc dispor suas credenciais como médica. Lembrando que a pessoa pode estar vendo vc pela primeira vez e não estar ciente de quem vc é.

    A segunda coisinha, é vc dar um fade in e fade out, pro vídeo não entrar de uma vez e acabar de forma brusca. Depois te falo como fazer este pequeno ajuste.

    Hug

    • Obrigada pelas sugestões, Marcia!
      Eu fiz um vídeo apenas dizendo quem sou, minha formação… coisas assim.
      Não pensei em ficar repetindo todas as vezes.
      Acho que vou apenas citar este vídeo anterior.
      Beijo!

      • Marcia Cogitare disse:

        Pode colocar uma legenda e indicar o vídeo. Não precisa ser algo verbal.

        Hug

  • […] Medicina e Saúde: Diagnóstico de Diabetes mellitus […]

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza