Now reading

Medicina e Saúde: Como evitar o Diabetes mellitus Tipo 2

Medicina e Saúde: Como evitar o Diabetes mellitus Tipo 2
Medicina e Saúde: Como evitar o Diabetes mellitus Tipo 2

O Diabetes mellitus Tipo 2 (DM2) tem uma elevada prevalência na população e as estratégias para prevenção são limitadas. De qualquer forma, existem alguns cuidados e mudanças de estilo de vida que podem ser adotados, em especial em pessoas que tenham uma chance aumentada de desenvolver a doença:

  1. Pessoas com intolerância à glicose (ou pré-diabetes) – Hemoglobina glicada (HbA1c) entre 5,7% e 6,4%
  2. Pessoas com obesidade, principalmente com acúmulo de gordura em região abdominal (obesidade visceral)
  3. Pessoas que têm parentes próximos com DM2
  4. Mulheres que tiveram Diabetes Gestacional
  5. Pessoas sedentárias ou que fazem pouca atividade física ao longo do dia
  6. Pessoas que fumam

 

Os objetivos da “prevenção” são:

  1. Retardar o início do diabetes
  2. Preservar a função das células produtoras de insulina
  3. Prevenir ou retardar as complicações crônicas do DM2

 

Como prevenir o Diabetes tipo 2?

Pesquisas clínicas demonstraram o benefício de mudanças no estilo de vida (principalmente atividade física e perda de peso) para a prevenção do diabetes.

As publicações científicas não parecem indicar nenhum benefício em restringir macronutrientes ou alimentos específicos na prevenção da doença. O que se observa é que a evolução ou não para o diabetes está mais relacionado com a redução do peso do que com o controle alimentar escolhido. Um único trabalho demonstrou um benefício da chamada Dieta Mediterrânea na prevenção do Diabetes; mas ainda não são dados absolutamente conclusivos. Reduções moderadas da massa corporal (como 5% a 10%) já trazem enormes benefícios na melhora metabólica e na redução do risco do Diabetes.

Quanto à atividade física, vários trabalhos já demonstraram benefício dos exercícios na redução da incidência do DM2. Tanto exercícios de resistência muscular quanto exercícios aeróbicos mostraram-se eficientes, sendo o melhor resultado obtido com a combinação dos dois tipos. Existe redução do risco de diabetes com 150 minutos de exercícios por semana. O ideal é dividir este tempo ao longo da semana para favorecer um melhor condicionamento físico e cardiovascular.

É importante que cada pessoa escolha a atividade física que goste mais de fazer, mas não deixar de fazer.

Algumas medicações também demonstraram um efeito favorável na prevenção ou postergando o início do diabetes. Mas nenhuma medicação teve um resultado tão bom quanto as modificações no estilo de vida. De qualquer forma, o uso de qualquer medicação deve ser feito apenas com o aconselhamento do médico que estiver fazendo o acompanhamento da pessoa com risco para diabetes.

Outra recomendação extremamente importante para qualquer pessoa que apresente fatores de risco pessoais ou familiares para o desenvolvimento do DM2 é NÃO FUMAR. Para aqueles que fumam, interromper o tabagismo é uma das medidas que mais ajuda a prevenir as complicações crônicas do Diabetes.

 

Existem exames que podem identificar pessoas com risco de desenvolver o Diabetes tipo 2?

Existem 3 tipos de exames que podem ajudar:

  1. Glicemia de jejum: exame colhido após um período de 8 horas sem comer ou beber nada (água pode ser ingerida); as pessoas com risco para o diabetes apresentam a glicemia de jejum entre 100 e 125 mg/dl.
  2. Teste de Tolerância à Glicose: após um período de jejum de 8 a 12 horas, deve-se tomar um líquido bastante doce, contendo uma quantidade calculada de glicose de 75 gramas. O valor de glicemia que mostra um risco de diabetes fica está entre 140 e 199 mg/dl.
  3. Hemoglobina glicada: ela mostra uma média da glicemia nos últimos 2 a 3 meses. As pessoas com risco aumentado de diabetes apresentam valores de Hemoglobina glicada entre 5,7 e 6,4%.

Veja também o vídeo para maiores esclarecimentos.

Não deixe de consultar o médico!

 

 

Written by

Deixe uma resposta

Instagram
  • #patríciareis #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #marcoaurélio #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #joséluíspeixoto #citações ##abraço #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza