Mais um desabafo
Previous post
Now reading

Medicina e Saúde: Benefícios do exercício na prevenção do Diabetes Tipo 2

Medicina e Saúde: Benefícios do exercício na prevenção do Diabetes Tipo 2
Medicina e Saúde: Benefícios do exercício na prevenção do Diabetes Tipo 2

De acordo com a Endocrine Society (Sociedade Americana de Endocrinologia), a prevalência de Diabetes na população dos Estados Unidos chegou a 10%, afetando mais de 29 milhões de pessoas. Desse total, o Diabetes Tipo 2 (DM2), caracterizado por hiperglicemia crônica decorrente de resistência insulínica, redução da secreção de insulina e aumento da produção hepática de glicose, corresponde a mais de 90% dos casos.

Embora a correlação entre Obesidade e DM2 seja comprovada, assim como a associação entre Obesidade ou Sobrepeso com o sedentarismo, não se conseguia estabelecer de forma efetiva uma ligação entre a presença de DM2 na vida adulta e o grau de atividade física na infância.

Um novo estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine mostrou esta associação. Ele foi realizado por pesquisadores do Mount Sinai em Nova York e da Universidade Lund na Suécia; nesse país, eles mantêm um sistema de saúde nacional com dados arquivados por décadas, permitindo a correlação entre a capacidade aeróbica e a força muscular aos 18 anos de idade com a incidência de DM2 na vida adulta (até 62 anos de idade).

Foram analisados os dados de 1.534.425 homens suecos de 1969 a 1997 sem DM2; o resultado mostrou que a falta de capacidade cardiorrespiratória e de força muscular conferiram um risco 3x maior de desenvolver DM2. E este risco aumentado estava presente mesmo nas crianças com Índice de Massa Corporal (IMC) normal, desde que tivessem um estilo de vida sedentário.

A atividade física permite o melhor controle da glicemia em pessoas que tenham Diabetes e este efeito não acontece apenas em decorrência do exercício ajudar a manter o peso. A atividade aeróbica estimula a oxidação ácida e a resposta apropriada à insulina, enquanto os exercícios de resistência muscular contribuem à resposta à insulina pela promoção do crescimento da fibra muscular, o que facilita a queima de glicose.

Estes dados foram muito importantes, porque mostraram que a manutenção do peso normal pode não ser um fator totalmente protetor ao desenvolvimento do DM2 se o antecedente do indivíduo for de sedentarismo durante a infância. Além disso, o nível de atividade física é o principal fator modificável que ajuda a prevenir o desenvolvimento do DM2 na vida adulta.

Vários estudos já comprovaram os benefícios dos exercícios. Apesar disso, menos da metade das crianças e adolescentes fazem a quantidade de exercícios recomendada, que é de, no mínimo, 1 hora de atividade física intensa ao dia. As necessidades diárias de atividade física são maiores nos jovens por ser uma fase de crescimento mais acelerado e os exercícios são importantes para que ossos, músculos e o sistema cardiovascular se desenvolvam da forma adequada.

Em resumo:

  1. O DM2 afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo e sua prevalência aumento 51,2% do período 1988-1994 para o período 2005-2010, paralelamente ao aumento do sedentarismo.
  2. A falta de condicionamento aeróbico/cardiorrespiratório ou muscular na juventude, independente do IMC, está associada a uma maior incidência de DM2 na vida adulta.
  3. A falta de condicionamento aeróbico/cardiorrespiratório e muscular na juventude, independente do IMC, tem um efeito sinérgico e triplica o risco de desenvolvimento de DM2 na vida adulta.

Apesar do estudo poder ter suas limitações, uma coisa é certa: as crianças e adolescentes precisam aproveitar todo o tempo livre para praticar atividade física, para que sejam saudáveis enquanto jovens e para que mantenham a saúde na vida adulta. E o risco do desenvolvimento do DM2 pode ser bastante reduzido com a prática regular de exercícios.

– Sílvia Souza

Written by

Instagram
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza