Now reading

Livro “Mãos Livres” de Francine S. C. Camargo

Livro “Mãos Livres” de Francine S. C. Camargo
Livro “Mãos Livres” de Francine S. C. Camargo

Primeira Publicação: 02-2016

Editora: Chiado Editora

ISBN13: 9789895164912

Sinopse: “Sou do tipo mãos vazias. Prefiro nada carregar e ter os braços livres. Mesmo que seja para travá-los na cintura em espera, cruzá-los em desaprovação. Fico, assim, pronta para um adeus inesperado ou um abraço loucamente necessário em quem acaba de chegar.”

‘Mãos Livres’ reúne contos e crônicas da autora, com uma escrita poética e fabulizada. As palavras surgem de forma a realçar e tecer a realidade em uma sequência de emoções, narrando eventos inusitados como o encontro com um cão desordeiro, o diálogo de livros à estante e um lugar chamado Aboborolândia, ou passando por temas universais como o amor, a amizade, a maternidade, a morte, a rotina e a timidez, sempre fugindo das explicações comuns; com as mãos desimpedidas, “como se nada pudesse me fazer parar, como se fosse criar garras para lutar. Decerto, deparo com um abismo e aí, estou pronta, prontinha para voar.”

A Francine é minha colega de profissão, formada na mesma faculdade em que eu me formei, havendo entre nós duas uma diferença de 10 anos de idade e de formação. Além de outras pequenas coincidências em nossas histórias, há as paixões pelos livros e pela escrita.

Faz algum tempo que acompanho os contos da Francine publicados no blog Papo de Fran. Eu gosto muito de sua escrita lírica e intimista e de sua incrível habilidade na colocação das palavras; ela consegue nos levar por uma viagem maravilhosa por sua narrativa.

Esse é o primeiro livro da Francine. O lançamento será no dia 02 de Abril, ao qual pretendo ir. Mas a Fran, em um gesto de extrema gentileza, enviou-me um exemplar com uma dedicatória tocante e que me deixou muito feliz por sua conquista.

 

IMG_1570

 

Há pessoas capazes de nos conquistar de imediato; pessoas que não precisamos conhecer a fundo para perceber que existe empatia, que as energias combinam. Vamos notando o surgimento de carinho, respeito, amizade e compatibilidades. É algo incrível quando isso acontece, em especial nesse mundo de hoje em que cada um vive sua própria vida de forma tão isolada e autocentrada. Com a Francine aconteceu isso. Passei a admirá-la de imediato, a percebê-la através da sua escrita.

O livro contém 26 contos sobre os mais diversos assuntos: filhos, profissão, fantasia… um pouco de tudo. Mas, em sua maioria, são assuntos do cotidiano, da nossa vida, com os questionamentos que nos fazemos, enquanto vamos vivendo essa vida que, muitas vezes, parece-nos sem sentido.

Alguns poucos contos eu já conhecia do blog. A maioria era-me inédita. Alguns conseguiram expressar sentimentos meus de uma forma como nunca consegui verbalizar. Por termos a mesma profissão, alguns que falam da nossa rotina profissional puderam ser percebidos por mim de forma quase real, porque passamos por situações similares ao lidar com a vida de outras pessoas.

Eu gostei muito de todos.

Mas houve um em especial… “Três anos ou os ensinamentos de uma alma antiga”… Nesse conto, a Francine conta um pouquinho sobre seu filho (eu suponho). E apenas quem teve filhos que já passaram pelos 3 ou 4 anos para entender a percepção pessoal de mundo, das outras pessoas, das situações, que esses pequenos seres são capazes de externar. Achei incrível esse conto, em especial por eternizar as observações divertidíssimas do seu filho.

Aos que nunca leram nenhum texto da Francine, recomendo muito. Aos que já leram, sabem de sua qualidade como escritora e terão ainda mais surpresas com a leitura dos contos que estão no livro.

– Sílvia Souza

 

 

 

Written by

2 Comments
  • Francine Camargo disse:

    Silvia, ainda estou secando o chão cheio de lágrimas…hehehe.
    Bom, estou profundamente emocionada com seu post, com a maneira que usou para falar de mim e do meu trabalho. Você já sabe, mas me encho de orgulho em salientar que o carinho, essa sensação de entendimento, empatia, admiração eu sinto igualmente por você.
    Muitíssimo obrigada pelas palavras e emoção que trouxe para o meu dia! Grande beijo.

    • Fran, todas as minhas palavras são sinceras e você merece cada uma delas…
      Torço muito para que seja a primeira de muitas publicações!
      Um beijo grande, com todo meu carinho!

Instagram
  • #patríciareis #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #marcoaurélio #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #joséluíspeixoto #citações ##abraço #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza