Now reading

Livro “Como Viver (ou não) em 777 Frases de Fernando Pessoa”

Livro “Como Viver (ou não) em 777 Frases de Fernando Pessoa”
Livro “Como Viver (ou não) em 777 Frases de Fernando Pessoa”

Primeira Publicação: 2014

Editora: Quetzal

Organização: Richard Zenith

ISBN13: 9789897221583

Sinopse: “O risco de uma coletânea de frases geniais não é tanto o de que as frases, arrancadas de seu contexto original, percam o seu verdadeiro sentido. No caso de Fernando Pessoa, um fingidor inveterado, podemos até duvidar de que a noção de ‘verdadeiro sentido’ faça algum sentido. A descontextualização, usada com os devidos cuidados, é uma poderosa ferramenta para nos revelar coisas nunca antes observadas. Apresentada isoladamente, uma frase arrebatadora – tal como uma joia preciosa – pode ganhar mais brilho e ter um sentido mais luminoso, mais forte.” (Richard Zenith)

 

Fernando Pessoa nasceu em 1888 e morreu em 1935. Em seus 47 anos de vida, deixou milhares de páginas escritas, em diferentes gêneros, sobre vários assuntos, usando diferentes heterônimos. Publicou pouco enquanto estava vivo. E escrevia alguns artigos para periódicos. A parte mais vasta de sua obra ficou em formato manuscrito para ser decifrada posteriormente. Há muitas lacunas em seus escritos, seja poesia ou prosa. Variados estudiosos, apaixonados por sua produção, buscam desvendar sua caligrafia, seus rabiscos e interpretar exatamente o que ele queria dizer em cada frase que deixou para a posteridade.

 

Eu tento colecionar todos os livros que encontro com textos de Fernando Pessoa. Tenho os volumes com seus poemas, de seus principais heterônimos, duas edições diferentes do “Livro do Desassossego” (meu preferido), vários outros em prosa. E busco também essas coletâneas, organizadas por diferentes estudiosos admiradores do poeta que tentam selecionar poemas, frases, citações, geralmente separadas por assuntos, usando um olhar particular.

E eu não me canso de ler. E encontro sentidos diferentes quando leio em momentos diferentes. Identifico-me com trechos diversos, com novos poemas, mudando apenas o dia da minha leitura. É como se houvesse algo específico para cada estado do meu espírito.

Fernando Pessoa é único e, apesar de eu não ser portuguesa, sinto muito orgulho de haver um escritor tão completo e brilhante que escreva na minha língua natal. Sei que ele escreveu muito em inglês também; idioma no qual ele era tão fluente quanto em português.

Nesse livro, Richard Zenith selecionou 777 frases, citações ou trechos de poemas de Fernando Pessoa ou de um de seus heterônimos. Está organizado por assuntos e todas as referências dos trechos citados estão no final do livro.

Não li de uma vez. Fui degustando 2 a 4 páginas ao dia, para perceber o sentido de cada frase, de cada trecho.

Para os apaixonados pelo poeta como eu, é mais uma forma de olhar sua obra, de colher uma nova visão pela sensibilidade de outra pessoa. Eu gostei. Gostei porque não me canso nunca de tentar enxergar o mundo como Fernando Pessoa enxergou.

– Sílvia Souza

Written by

8 Comments

Instagram
  • #jorgeluisborges #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza