Now reading

Livro “Além do bem e do mal” de Friedrich Nietzsche

Livro “Além do bem e do mal” de Friedrich Nietzsche
Livro “Além do bem e do mal” de Friedrich Nietzsche

Título Original: Jenseits von Gut und Böse: Vorspiel einer Philosophie der Zukunft

Primeira Publicação: 1886

Editora: Companhia das Letras

ISBN: 853590641x (ISBN13: 9788535906417)

Sinopse: Nietzsche considerava ‘Além do bem e do mal’ seu livro mais importante e mais abrangente. Quase todos os temas de sua obra madura estão presentes aqui – o perspectivismo, a vontade de poder e suas ramificações, a crítica da moralidade, a psicologia da religião e a definição de um tipo de homem nobre.

 

É com vergonha que venho escrever esse post. Acho que ainda não estou pronta para ler Nietzsche. Ou talvez eu tenha escolhido o livro errado para me aventurar a enfrentar esse desafio.

Li que Nietzsche considera esse livro sua obra mais importante e mais abrangente. Supus que seria ótimo começar por ela. Aprofundar minhas reflexões e meus conhecimentos em filosofia.

Foi um engano terrível!

E deixar de lado uma obra assim ou ler apenas algumas partes é uma coisa muito difícil de reconhecer. Por que eu não pude compreender os escritos? Será que o texto estava mesmo confuso? Todos os que leram esse livro entenderam realmente todo o conteúdo abordado?

De qualquer forma, mesmo com a limitação imensa de não ter assimilado nem 1% do conteúdo do livro, a coisa que mais me prendeu a atenção foi uma parte em que ele fala das mulheres. Pretendo escrever um post inteiro para organizar meu pensamento a respeito do preconceito contra as mulheres.

De qualquer forma, agora, quero apenas comentar como a igualdade entre os sexos sempre foi a coisa mais difícil nas sociedades. Diferenças de nacionalidades, continentes, raças, cores, religiões. Apesar de haver os extremistas em todos os casos, as mulheres sofrem preconceito em quase todos os países, continentes, religiões.

E Nietzsche deixou bem claro esse pensamento sobre a inferioridade intelectual da mulher.

Não posso deixar de admirar Nietzsche. Talvez tenha sido minha compreensão que tenha sido falha. Talvez haja conteúdos muito mais importantes no livro que eu tenha deixado escapar. Talvez ele apenas tenha refletido o que era a sociedade no final do Século XIX. Não sei.

Preciso criar coragem para fazer novas investidas em obras de Nietzsche. Mas não agora. Não estou pronta. Talvez em alguns anos.

 

– Sílvia Souza

Written by

8 Comments
  • Nietzsche é um dos filósofos mais incompreendido de todos os que aí estão.

    Talvez por ser um cara extremamente ousado por rejeitar os esquemas filosóficos vigentes e até mesmo pré socrático e criar um filosofia assistemática.

    Gostaria de sugerir a leitura de crepúsculo dos ídolos, uma crítica muito bem humorada dos pré socráticos e metafísica.

    Tenho certeza que vc terá uma leitura mais solta com este livro do Bigodão.

    Hug

  • Acabei de me lembrar de um livro excelente sobre o Bigodão, chama-se Nietzsche e a grande política da linguagem – Viviane Moisés – Editora Civilização Brasileira. É o doutorado dela, não sei se tá esgotado, mas vale muito a pena para quem deseja aprofundar o conhecimento na filosofia do Bigodão.

    Hug

    • Silvia Souza disse:

      Obrigada! Vou procurar…
      Você gosta de Filosofia?
      Estou acabando “O Mito de Sísifo” de Albert Camus.

      • Gosto muito de filosofia e livros que te faz refletir e que te obriga a dialogar com ele.

        Faz anos que li O Mito de Sírio, preciso reler ele.

        Minha última leitura não é sobre filosofia mas um romance psicológico tenso e com um final de explodir cabeças, falo do livro Tirza da Rádio Londres, vc já deve ter ouvido falar.

        Aproveitando a vibe das reflexões, gostaria de indicar o filme argentino Querida vou comprar cigarros e já volto nem vou dizer nada sobre ele, procure nos meios alternativos rs.

        Hug

  • É Viviane Mosé, teclado maldito rs

Instagram
  • #jamesbaldwin #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #mikhailbakunin #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #JamesJoyce #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #gastonbachelard #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #victorhugo #citações #reflexõesdesilviasouza