Now reading

Livro “A vida que vale a pena ser vivida” de Clóvis de Barros Filho

Mais um desabafo
Next post
Livro “A vida que vale a pena ser vivida” de Clóvis de Barros Filho
Livro “A vida que vale a pena ser vivida” de Clóvis de Barros Filho

Primeira publicação: 2010

Editora: Vozes (24/10/2012) – 208 páginas

ISBN13: 9788532644848

Sinopse: Este é um livro para todos aqueles que já descobriram que a soberania para deliberar sobre a própria vida, com todos os riscos, é nosso único verdadeiro patrimônio. A intenção desta obra é de fortalece os leitores para que possam resistir, cada vez melhor, contra todo tirano que pretenda empurrar-lhes goela abaixo a vida que vale a pena. Pois essa vida é a sua, com seus sonhos, suas ilusões, seus medos e esperanças.

 

Clóvis de Barros Filho é advogado, jornalista e professor universitário. Doutor em Direito Constitucional e em Sociologia do Direito pela Faculté de Droit, d’Economie et des Sciences Sociales (Paris) e em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É professor livre-docente pela ECA-USP, coordenador do curso Ética e Meio Ambiente do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (PEC/FGV), consultor de Ética da Unesco. É autor de Ética na Comunicação e coautor de A vida que vale a pena ser vivida.

 

Não sei quem já teve a sorte de escutar uma palestra de Clóvis de Barros Filho. Eu tinha assistido a alguns vídeos com ele no YouTube. Até que fiz um curso com ele na Casa do Saber, onde ele deu duas aulas de 2 horas cada. Ele fala sobre Filosofia e Ética de uma forma tão simples que nos encoraja a saber mais. Ele coloca os problemas filosóficos dentro dos problemas cotidianos que enfrentamos, com exemplos baseados nos relacionamentos, nas vivências diárias, no trabalho. Como ele mesmo diz, ele se realiza quando tem uma platéia escutando o que ele tem a dizer. Gosto muito das ideias dele.

Este livro foi escrito com base em um curso que ele deu. Foi realizado em co-autoria com Arthur Meucci. Por ser baseado no curso, o livro parece uma transcrição da fala do Clóvis de Barros Filho e eu o li com a sensação de que o escutava falando; conseguia até mesmo sentir a entonação da voz durante a sua palestra.

Neste livro, os autores descrevem nossas angústias e preocupações atuais, e, usando ensinamentos de vários filósofos, tenta nos mostrar quais são as preocupações que valem a pena vivenciarmos e aquilo que devemos valorizar em nossas vidas.

É um assunto árduo colocado de forma a ser compreendido por qualquer pessoa, mesmo quem nunca leu nada sobre filosofia.

Querido leitor. Proponho uma conversa. Sobre a vida. Sobre a melhor maneira de viver. Mas como infelizmente não estamos juntos, só me resta deduzir suas intervenções.

 

ADVERTÊNCIA

Você ainda está na livraria. Tomou este livro da estante para folhear. Atraído pelo título. A caminho do caixa. Não se precipite.

Você supõe que a leitura oferecerá soluções para a sua vida. Que resolverá seus problemas. Ou ao menos justificará sua tristeza. Que os 10 capítulos sejam dicas inéditas e preciosas para se dar bem daqui para a frente. Receitas de gurus consagrados do além-mar. Que você acaba de descobrir um tesouro. Que finalmente o segredo do sucesso será revelado.

Saiba que você está equivocado. Este livro não atende às suas expectativas. Sua leitura não trará soluções. Nele você não encontrará nenhuma dica ou artifício para se dar bem. Por ele, o sucesso continuará dos outros. Fora do seu alcance.

Portanto, feche o livro para não perder mais tempo. Recoloque-o imediatamente na estante. No lugar de onde tirou. Outras obras, ao lado, atenderão melhor este seu anseio.

Deixe este exemplar para outro leitor. Menos esperançoso. Mais desconfiado dos programas de excelência existencial. Que, se funcionassem, já teriam erradicado a tristeza do mundo. Ele talvez intua que o sucesso não tem fórmulas secretas. Que se a liderança passo a passo fosse eficaz, todos já seriam líderes. Ele provavelmente se dá conta de que fórmulas indiscutíveis escravizam. De que a soberania para deliberar sobre a própria vida – com todos os riscos – é nosso único verdadeiro patrimônio. Inalienável.

Para ele escrevemos. Oferecendo reflexão crítica sobre os critérios existenciais mais consagrados. Para que possa resistir, cada vez melhor, contra todo tirano que pretenda empurrar-lhe goela baixo a vida que vale a pena.

Esta “Advertência” é o início do livro. E achei que valia a pena transcrevê-la aqui.

 

Written by

1 Comment

Instagram
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #pearlbuck #citações #reflexõesdesilviasouza