Now reading

Lazer: Mosteiro de São Bento

Lazer: Mosteiro de São Bento
Lazer: Mosteiro de São Bento

Nestas férias de julho, em vez de viajarmos, fizemos turismo em São Paulo.

São Paulo é uma cidade imensa e com inúmeras opções de passeios culturais e históricos, que são os tipos que mais me agradam. Havia boas exposições em cartaz na cidade e lugares aonde nunca tinha levado meus filhos.

Começamos pelo Mosteiro de São Bento, no centro da cidade. Sempre desejei conhecê-lo e, não sei bem o motivo, não tinha ido até essas férias.

No último domingo do mês, a missa no Mosteiro é seguida de um brunch, com os pães feitos pelos próprios padres e, a seguir, um passeio guiado pelo Mosteiro. Esse passeio deve ser reservado com antecedência. Entretanto, como não estávamos no último domingo, fomos apenas para conhecer a capela do Mosteiro e para assistir a uma das famosas missas com canto gregoriano.

Embora o centro não seja muito seguro, uma das saídas do metrô São Bento fica a poucos metros da entrada da capela. Ainda bem que chegamos com trinta minutos de antecedência, porque tivemos a chance de ocupar um dos últimos bancos vazios. A igreja ficou muito cheia, com muitas pessoas em pé na lateral e no fundo.

A igreja é muito bonita, com o teto todo pintado e toda ela muito bem conservada. O sino toca por alguns minutos antes da entrada dos padres na igreja. Eles chegam carregando incensos, que acabaram perfumando toda a capela. A missa tem muitas partes cantadas pelos padres, sendo a maior parte dos cânticos em latim. Mesmo a leitura do Evangelho foi feita de forma cantada, assim como a oração do Pai Nosso.

O Mosteiro de São Bento tem mais de 400 anos de história. Ele foi construído no local em que ficava a taba do Cacique Tibiriçá. O espaço foi doado aos monges pela Câmara de São Paulo em 1598. Segundo o documento de doação das terras, guardado no arquivo do Mosteiro, o local era “o mais importante e melhor, depois do colégio”. Com o crescimento da Vila ainda no Século XVII, Fernão Dias Paes Leme, o “Governador das Esmeraldas”, ampliou a igreja e melhorou as dependências do Mosteiro.

São dependentes do Mosteiro de São Bento de São Paulo, o Mosteiro de São Bento de Sorocaba, fundado em 1667 e o Mosteiro de São Bento de Jundiaí de 1668. Além destes, foram fundados mais dois: Santana do Parnaíba (1643) e Santos (1650).

A construção atual do Mosteiro não é a mesma de séculos anteriores. Trata-se da quarta construção. O antigo edifício, que estava muito decadente, foi demolido em fins do Século XIX. São Paulo passava por grande processo de urbanização. Sua população aumentava, ganhando relevância no cenário nacional.

Em Julho de 1900 D. Miguel Kruse assume a direção do mosteiro e inicia um novo período na história de São Paulo. Seus primeiros esforços são no sentido de dotar o mosteiro de um bom colégio secundário. Surge assim, em 1903, o Colégio de São Bento. Logo após, em 1908, funda a Faculdade de Filosofia, que seria a primeira do Brasil. Em 1911, instala a primeira Abadia de Monjas Beneditinas da América do Sul, o Mosteiro de Santa Maria – próximo à Avenida Paulista.

É também de iniciativa de D.Miguel Kruse a construção de uma nova Abadia e um novo mosteiro. Em 1910 tem início a nova construção segundo projeto do arquiteto Richard Berndl da cidade de Munique, Alemanha. Quatro anos mais tarde, em 1914, estava completo o conjunto beneditino que conhecemos hoje: a Basílica de Nossa Senhora da Assunção, o Mosteiro e o Colégio de São Bento, marco histórico, cultural e turístico de grande importância para a cidade de São Paulo.

É um passeio imperdível e uma missa muito bonita, mesmo para quem não seja um católico praticante.

Fiquei bastante emocionada com a beleza dos cânticos.

 

Fonte: Mosteiro de São Bento

 

Written by

Deixe uma resposta

Instagram
  • #miguelestevescardoso #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #cesarecantú #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza