Indicados ao Oscar 2017
Previous post
Now reading

Oscar 2017: “Zootopia” (2016)

Oscar 2017: “Zootopia” (2016)
Oscar 2017: “Zootopia” (2016)

 

Indicação:

  • Animação

Acho que, atualmente, sou mais criança do que meus filhos. Eles já não se empolgam tanto com as animações que estreiam no cinema, embora não se recusem a me acompanhar. Mas quando Zootopia saiu, não conseguimos ver em versão original em inglês e acabamos esperando a oportunidade de ver quando estivesse disponível no Now. Isso aconteceu, finalmente, nesse último final de semana.

Mas tive um problema com o filme. Meu problema com Zootopia foi algo que nos acomete com muita frequência: EXPECTATIVA.

As críticas do filme e os comentários que escutei de amigos que assistiram foram excelentes. Por esse motivo, não sei dizer exatamente o que esperava, mas achava que seria surpreendida como quando vi Divertida Mente. Mas isso não aconteceu. E fiquei um pouco (bem pouquinho) frustrada.

A animação é maravilhosa e traz à tona várias questões éticas e muitos aspectos sobre tolerância e sobre a aceitação daqueles que são diferentes de nós. E de uma forma incrível e muito visual para as crianças.

Zootopia é o nome da cidade que acolhe todos os bichos, sem distinção, em um mundo onde todos os animais convivem pacificamente, independente de serem predadores ou presas. Todos os instintos foram controlados e a tolerância está presente. Mas a situação (limítrofe) se desequilibra quando alguns predadores tornam-se agressivos e trazem de volta o medo, a intolerância e o preconceito.

Não é muito diferente do que vivemos no mundo hoje em dia. E eles conseguiram colocar todas essas questões em uma linguagem infantil, sem apelar para o politicamente correto ou para o enfado.

A própria questão de um mundo excessivamente controlado, onde os papeis de cada um são fixos já ao nascimento (próximo do que era na Idade Média ou da descrição distópica de Admirável Mundo Novo) também são abordados. A coelha Judy deseja ser uma policial. E não havia nenhum coelho que tivesse desempenhado essa função. Ela precisou batalhar muito e se destacar para conseguir alcançar seu sonho.

A raposa Nick Wilde, que ajudará Judy a resolver o problema central do filme, é, na minha opinião, o personagem mais carismático e realista. É aquele que sofreu preconceito e precisou abandonar seus sonhos para poder sobreviver em um mundo hostil.

E as preguiças que aparecem no filme são os animais que mais dão um toque cômico e divertido à história.

Para quem gosta de animação, para quem tem filhos, o filme vale muito a pena. A Disney acertou. Minha ligeira frustração aconteceu apenas por conta da minha expectativa que estava elevada demais. Achei que seria algo surpreendente.

E a música da Shakira é daquelas que a gente não quer parar de escutar (pelo menos eu).

– Sílvia Souza

 

Written by

8 Comments
  • Eduarda Naidel disse:

    Ainda não assisti à Zootopia, mas esperava algo “grande” no estilo de DivertidaMente. Acho que só assistindo mesmo pra poder opinar…

    • Olá, Eduarda!
      Tudo bem?
      Depois que assistir você me conta… Mas não espere algo como Divertida Mente…
      É uma graça o filme, mas algo mais voltado para o olhar infantil mesmo.
      Beijo!

  • Carlos Moya disse:

    Preguiças é a minha nova palavra, “Perezosos” no castelán, a fábula desde os tempos antigos tem sido um espelho para refletir sobre a condição humana, se é também com a animação da Disney e música de Shakira, vai ser um divertimento e um filme edificante. Lembro-me Animal Farm e foi um filme amargo. Um beijo.

    • Bom dia, Carlos! (acho que Boa tarde para você…)
      Não assisti a “Animal Farm”. Estive procurando e foi sobre o livro “A Revolução dos Bichos” de George Orwell? O Livro em si tem uma mensagem muito forte, não é?
      Se assistir à “Zootopia”, diga-me se gostou.
      Um beijo!

      [Bo día, Carlos! (Creo que Boa tarde para ti …)
      Non asistir a “Animal Farm”. Estiven buscando e foi sobre o libro “A Revolución dos Bichos” de George Orwell? O Libro en si ten unha mensaxe moi forte, non é?
      Se asistir á “Zootopia”, dígame se gusta.
      Un bico!]

      • Carlos Moya disse:

        Sílvia Olá, boa noite, no caso de eu vê-lo, de bom grado vou lhe enviar minha opinião. Embora o único cinema que é nesta cidade, projetam só os filmes que são mais comerciais. Na espanha Animal Farm foi Rebelión en la granja.Animal Farmem Espanha foi estreaado com o título de “Rebelión en la Granja”, que era idêntico ao livro. E ambas as peças contêm uma mensagem política que não iria agradar o governo da ditadura. Um abraço.

        • Boa noite, Carlos!
          Não creio que o filme “Zootopia” ainda esteja nos cinemas. Eu o vi em casa, na TV a cabo.
          Imagino que “Animal Farm” realmente não deve ter agradado um governo ditatorial.
          Tivemos uma ditadura militar no Brasil também, que começou um pouco antes de eu nascer. Já li sobre a ditadura espanhola e também sobre a portuguesa e sobre todas as torturas que foram cometidas. A história humana é repleta de momentos tristes…
          Um beijo!

          [Boa noite, Carlos!
          Non creo que a película “Zootopia” aínda estea nos cines. Eu o vin na casa, na TV a cabo.
          Imaxino que “Animal Farm” realmente non debe agradar un goberno ditatorial.
          Tivemos unha ditadura militar no Brasil tamén, que comezou un pouco antes de nacer. Xa lin sobre a ditadura española e tamén sobre a portuguesa e sobre todas as torturas que foron cometidas. A historia humana está chea de momentos tristes …
          Un bico!]

  • Beatriz Aguiar disse:

    Ah, vai dizer que Zootopia não era tudo isso? Sou suspeita pois amo animações, mas tenho que concordar que é difícil superar DivertidaMente ♥
    Engraçado, a gente fica mais velho e volta a curtir desenhos, acredito que a fase “menos desenho” seja a da adolescência, porque assimilamos desenhos com crianças e ninguém quer ser criança nessa idade, apesar de pra mim ser mesmo assim HAHAHAHAH!
    Ainda estou curiosa pelo filme, confesso que tua opinião me acendeu mais essa vontade :))

    Um beijo enorme, Silvia!
    E amo os teus comentários lá no Since, sempre me deixas feliz com eles.
    Que tenhas um dia lindo e que tudo se encaminhe bem!

    • Olá, Bia!
      Também fico muito feliz quando vejo que você passou por aqui…
      Acho que eu sempre gostei de desenhos e animações… Eu me lembro de se ser recém casada (ou antes mesmo de me casar) e fazia questão de ver todos os desenhos da Disney… e depois comprava o VHS (época do VHS ainda…) e depois o DVD.
      Vou dizer… o filme é MUITO bom! Só acho que esperava me surpreender, sabe? Achei que haveria algo muito fora do comum… Mas vale super a pena!
      Um beijo grande, com todo meu carinho!

Instagram
  • #patríciareis #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #marcoaurélio #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #joséluíspeixoto #citações ##abraço #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza