Now reading

Filme “Viver é fácil com os olhos fechados” (“Vivir es fácil con los ojos cerrados” – 2013)

Filme “Viver é fácil com os olhos fechados” (“Vivir es fácil con los ojos cerrados” – 2013)
Filme “Viver é fácil com os olhos fechados” (“Vivir es fácil con los ojos cerrados” – 2013)

 

A maioria dos filmes valem como passatempo. Alguns permitem algumas reflexões. E existem aqueles que realmente me encantam pelo conjunto, pela mensagem, pela beleza.

Este filme faz parte desta última categoria e ainda é baseado em uma história real. O nome do filme de David Trueba Viver é fácil com os olhos fechados foi extraído da canção dos Beatles “Strawberry Fields Forever”, que John Lennon escreveu enquanto filmava em Alméria, na Espanha (filme How I Won the War de Richard Lester) em 1966. Seu papel era pequeno, mas sua presença no filme foi usada para promover o filme. Foi durante a realização do filme que Lennon usou, pela primeira vez, os óculos circulares que se tornariam sua marca registrada. Trueba soube da história que inspirou o filme através de um artigo publicado em 2006, em que se comemorava 40 anos da passagem de Lennon por Alméria. Ele leu sobre um professor que fez a viagem para encontrar Lennon, para que este fizesse correções nas letras das músicas. O professor costumava ouvir rádio e transcrever as letras conforme entendia.

No filme, o professor de inglês Antonio, interpretado de forma brilhante por Javier Cámara, é fã incondicional dos Beatles e ensina inglês aos seus alunos usando as letras das canções do grupo. O filme tem seu início motivado por esta história e esta viagem incrível que o professor fará para conhecer John Lennon. Mas a beleza do filme não está aí. A beleza do filme está na construção que Javier Cámara e David Trueba deram a este personagem.

Antonio é um homem bom. E ele é feliz nessa forma de ser, vendo o mundo de forma positiva e sem se deixar derrotar pelos problemas que enfrenta. O filme se passa em uma Espanha pobre, pós Guerra Civil, vivendo a ditadura militar de Franco. E Antonio, fazendo o pouco que podia fazer, ajudou a mudar a vida de muita gente ao longo da viagem. Ele deu carona a uma moça que fugia de uma casa onde ficaria trancada até o final de uma gestação indesejada (de onde o filho seria dado em adoção para alguma outra pessoa), a um outro rapaz que fugiu de casa após ser agredido pelo pai, fez amizade com o dono de um bar que cuidava sozinho de um filho com paralisia cerebral… cada pessoa com quem ele estabelecia contato ficava melhor após conhecê-lo.

É um personagem como tantas pessoas que encontramos na vida, estejamos conscientes ou não; daquelas pessoas que através de um olhar, um sorriso, um gesto, uma gentileza conseguem nos conquistar e deixar nossas vidas melhores.

Independente da história de John Lennon, que motivou o filme, a história é linda, sensível, tocante e vale muito a pena ser visto. É o tipo de filme que ganha minha nota 10.

 

Written by

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza