Now reading

Filme “Virando a Página” (“The Rewrite” – 2014)

Filme “Virando a Página” (“The Rewrite” – 2014)
Filme “Virando a Página” (“The Rewrite” – 2014)

Esse é daqueles filmes que a gente pega para ver sem pretensões. Talvez esperando uma interpretação irônica e engraçada de Hugh Grant

Parecia mais um daqueles roteiros em que o professor frustrado (que gostaria de estar fazendo outra coisa que não dando aulas) acaba sendo conquistado pelos alunos e se torna um professor dedicado. E, no final das contas, o filme é isso mesmo.

Mas não apenas isso.

Mas, ao contrário de outros filmes com histórias semelhantes, algo me cativou nesse filme e nesse professor. Ele é um escritor de roteiros de filmes de cinema, que teve um único grande sucesso na vida. Como os roteiros seguintes que escreveu não fizeram sucesso, ele se encontra em uma situação econômica muito complicada e aceita o cargo de professor em uma universidade pública.

Eu imaginava que eles fossem tornar o filme muito cômico ou muito dramático. Esperava que o professor fosse mostrar seu lado mais desonesto e acabasse querendo tirar vantagem da criatividade dos alunos. Mas não foi o que aconteceu.

Ele cometeu erros, sim. Assumiu todos eles. Soube pedir desculpas, reconhecer seu papel, refletir naquilo que realmente queria e batalhar para ir atrás da sua realização, mesmo achando, inicialmente, que não havia mais possibilidade de recomeçar.

Eu sei que muitas coisas do filme podem parecer clichês. Entretanto, não sei se foi a atuação do Hugh Grant, um certo ar cansado que ele tem no filme, a ausência do seu humor britânico tão característico, mas algo nele transmitiu muita veracidade. E isso me conquistou… a sinceridade da história.

É uma comédia leve, com algum romance. Mas é a história que poderia simplesmente ter acontecido com alguém e que tivessem me contado, sem o dramalhão que os filmes trazem, até como uma forma de aumentar a audiência.

No final, eu gostei bastante.

 

 

– Sílvia Souza

 

Written by

2 Comments

Instagram
  • #francescoalberoni #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #JaimeDeBalmes #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #jamesbaldwin #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #mikhailbakunin #citações #reflexõesdesilviasouza