Now reading

Filme “Um ato de liberdade” (“Defiance” – 2008)

Filme “Um ato de liberdade” (“Defiance” – 2008)
Filme “Um ato de liberdade” (“Defiance” – 2008)

 

Imagino que as pessoas que leem o que eu escrevo aqui devam estar cansadas do tema recorrente da Segunda Guerra Mundial. Tento saber o máximo de histórias, olhar tudo o que aconteceu pelos mais diversos ângulos. Talvez algum dia o assunto se esgote para mim. Mas ainda não é o caso.

Este filme não é recente. É um filme de 2008 que eu não vi quando passou nos cinemas e resolvi assisti-lo no final de semana passado. E ele conta uma história real.

Ele aborda a ocupação da Bielorrússia pelos nazistas em 1941. A Bielorrússia já fazia parte da União Soviética e sua invasão levou à entrada do exército soviético ao conflito que acontecia em quase toda a Europa.

De imediato, vários judeus foram assassinados pelos nazistas durante a ocupação e vários foram enviados aos Campos de Concentração. Durante a invasão, quatro irmãos se esconderam na floresta após a ocupação de sua fazenda e da morte dos pais. Acabaram encontrando outros judeus escondidos na floresta e muitos outros chegavam atraídos pelos boatos sobre esse “esconderijo”.

Uma comunidade acabou se estabelecendo em meio à floresta. Eles ajudavam os partisans soviéticos em troca de comida. Muitas vezes, precisavam se deslocar e refazer todo o acampamento por terem sua localização descoberta pelos soldados nazistas.

Os 4 irmãos cuidavam da comunidade e tentavam impor a ordem e as regras. Ele viveram por 4 anos, até o fim da guerra, na floresta na Bielorrússia, onde enfrentaram os invernos rigorosos habitando apenas as casas improvisadas que montaram. Chegaram a construir uma escola e um hospital no último acampamento que levantaram.

Ao todo, cerca de 1.200 judeus acabaram sobrevivendo escondidos na floresta da Bielorrússia durante a Segunda Guerra Mundial.

O filme conta com os atores: Daniel CraigLiev Schreiber e Jamie Bell

Não acho que o filme seja absolutamente excepcional. O que me atraiu realmente foi mais uma abordagem histórica desse período triste da nossa história.

– Sílvia Souza

Written by

2 Comments
  • Carlos Moya disse:

    Olá Silvia, muito lido sobre o nazismo ea guerra na Europa, acabei convencido de que rege a política de ódio quando os homens levá-lo há algum tempo no coração. Há um autor Gyorgy Konrád que soube imediatamente refletir a vida quotidiana das vítimas, executores e os que consistem esperamdo para obter algum lucro. Embora eu saiba que existem excelentes pessoas, eu aterrorizo coas crenças dos movimentos sociais sejam eles quais forem, mesmo quando vejo os fãs de futebol se manifestam no final de um jogo que eu não posso deixar de pensar que estou contemplando a parte irracional da sociedade humana . É um fato doloroso e o que diz o autor, indicou meu blog se você quiser ler-se:
    https://bymoya.wordpress.com/2015/10/11/de-245/
    Um grande abraço e não se esqueça de ser feliz.

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza