Now reading

Filme “Sr. Sherlock Holmes” – 2015 (“Mr. Holmes”)

Filme “Sr. Sherlock Holmes” – 2015 (“Mr. Holmes”)
Filme “Sr. Sherlock Holmes” – 2015 (“Mr. Holmes”)

É difícil dizer que Sherlock Holmes seja um personagem ficcional. Ele nasceu em 1854, morava na Baker Street 221 B, em Londres, com o Dr. Watson até seu casamento em 1887. Tinha um irmão chamado Mycroft, sete anos mais velho que ele. Holmes trabalhou como detetive por 23 anos e se mudou para Sussex Downs quando se aposentou. Mas não há descrição da sua velhice nem da sua morte.

Nesse filme, o roteiro se baseou nesse envelhecimento, na piora física e intelectual de Sherlock Holmes, que passa a apresentar alguns lapsos de memória.

O fato do personagem do filme ser o famoso Sherlock Holmes é apenas um detalhe, porque poderia ser qualquer pessoa. E a história seria igualmente triste e angustiante.

Ele passa a viver no campo, cuidando de abelhas e morando apenas com a caseira e seu filho de cerca de 10 ou 12 anos. O desejo da mulher é de ir embora, em busca de um futuro melhor para o filho e pelo receio do menino se apegar emocionalmente ao Sr. Holmes, que já estava muito debilitado.

E a história passa a girar exatamente sobre essa amizade: da criança com o idoso.

Esse é um tipo de amizade que só tem aspectos positivos. A criança aprende a cuidar, a respeitar, a amparar e se responsabilizar por alguém mais velho; além disso, ela tem a chance de aprender com as experiências dos mais velhos, através dos estímulos, das histórias e das vivências. O idoso tem a chance de receber carinho, atenção, companhia e energias renovadas; também pode aprender o que o mundo vai trazendo de novo, numa velocidade em que ele não mais consegue acompanhar.

Não conheço um único avô ou avó que não fale de seus netos com os olhos brilhando, quase em lágrimas e extrema alegria. É diferente da relação pai/mãe – filhos. Na relação dos avós com os netos, a obrigação é menor ou quase inexistente. Pode-se ser um pouquinho irresponsável e ceder aos desejos dos pequenos.

E qual é o neto que não gosta de passar um tempo na casa dos avós, com todas as vontades sendo satisfeitas e recebendo amor e carinho incondicionais?

Apenas nesse tempo em que me sentei para escrever a respeito desse filme, lembrei-me de mais 3 filmes que abordam essa amizade entre gerações, sempre de forma a que os dois saiam ganhando do contato:

  • “Esqueceram de Mim” – 1990
  • “Up: Altas Aventuras” – 2009
  • “Um Santo Vizinho” – 2014

Quem for assistir ao filme esperando alguma atuação espetacular do detetive na sua velhice vai se desapontar. Como disse, é um filme que poderia ser sobre qualquer pessoa que está envelhecendo e acaba se sentindo motivado novamente por causa de uma criança que busca nele um professor e um estímulo.
 

 

– Sílvia Souza

Written by

Instagram
  • #marcoaurélio #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #joséluíspeixoto #citações ##abraço #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza