Now reading

Filme “Expresso do Amanhã” – 2013 (“Snowpiercer”)

Conversas
Next post
Filme “Expresso do Amanhã” – 2013 (“Snowpiercer”)
Filme “Expresso do Amanhã” – 2013 (“Snowpiercer”)

Por vários motivos, não tenho conseguido ir ao cinema com a frequência que eu gostaria. Então, ultimamente, tenho tentado ser mais cuidadosa na minha escolha dos filmes. Acabei fazendo essa escolha baseada em algumas críticas que li… e estou totalmente arrependida!

Não posso dizer que o filme seja ruim, do ponto de vista de história e técnico. Mas acho que esse é o filme mais catastrófico que eu já assisti! (compete com I Am Legend com Will Smith; mas nesse último, eu via uma possibilidade do extermínio da raça humana ter ficado restrito a Manhattan).

Saí o cinema com um sentimento horrível!

Eu imagino que, se a humanidade estiver para acabar de verdade, preferiria estar entre os primeiros a morrer e não os últimos.

O filme mostra todo tido de torpeza que um ser humano pode cometer. E mesmo em uma situação extrema, há os dominados e os dominadores, a repressão, o preconceito, a tirania, torturas, diferenças sociais, desprezo.

Exatamente como em nosso mundo real, há a publicidade que distorce a realidade e mantém o descaso de uns em relação a outros; há o interesse em manter a população em uma alienação permanente para que não sejam questionadas as decisões de uma minoria.

Eu me recuso a aceitar a possibilidade do ser humano assumir um caráter tão repulsivo (apesar de haver vários dados históricos comprovando esse comportamento).

Simplesmente prefiro não estar viva pra ver. Talvez seja uma negação ingênua e ridícula; afinal, situações extremas e cruéis acontecem todos os dias. Mas preciso acreditar em algo melhor. Simplesmente preciso, nem que eu tenha que me transpor um pouquinho para um mundo de fantasia, porque a realidade é violenta demais.

Então, não quero ter que enfrentá-la nos meus momentos de lazer e descontração.

 

 

– Sílvia Souza

Written by

1 Comment

Instagram
  • #JamesJoyce #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #gastonbachelard #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #victorhugo #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #claudeaveline #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #thomasatkinson #citações #reflexõesdesilviasouza