Um assunto polêmico
Previous post
Now reading

Filme “O Clã” (“El Clan” – 2015)

Filme “O Clã” (“El Clan” – 2015)
Filme “O Clã” (“El Clan” – 2015)

 

Eu não sei muito sobre a história argentina. Mas acho que praticamente todos os países da América do Sul têm uma coisa em comum: uma ditadura militar que assumiu o poder na época da Guerra Fria, financiada pelos Estados Unidos, interessado em combater o crescimento do comunismo. Como disse, não sei muito sobre a história argentina nem sobre as histórias individuais dos demais países do continente sul-americano, mas imagino que deve ter sido semelhante ao que aconteceu no Brasil. Ditaduras terríveis, sangrentas, com inúmeros mortos e todos os tipos de torturas.

As ditaduras se foram. Mas muitos que participaram dos governos ditatoriais fizeram de tudo para permanecer no poder, geralmente em cargos menos evidentes. E muitos amigos destas pessoas puderam continuar seus crimes sem que fossem presos ou punidos. A democracia foi uma conquista lenta; ela não se instalou de forma automática com o fim das ditaduras. Acho que ainda estamos aprendendo o processo democrático.

Depois destas reflexões, vou falar de mais um excelente filme argentino: “O Clã”. Após o fim da ditadura militar na Argentina, Arquímedes Puccio e sua família passaram a realizar sequestros com a justificativa de levantar fundos para a Frente de Libertação Nacional (FLN) da Argentina. O filme é baseado na história real dessa família criminosa da década de 1980.

O dinheiro era usado em benefício próprio e para manter a rede de corrupção de políticos e pessoas do judiciário. Os sequestrados eram escolhidos mediante injustiças cometidas e denunciadas por empregados e funcionários das casas. Eles eram mantidos na própria casa de Puccio, com o conhecimento dos filhos e da esposa, e tudo era feito como uma forma de “justiça”. E nunca eram libertados e sim assassinados.

Suas ações e seus métodos eram conhecidos e acobertados por pessoas do Governo, até começar a haver operações sérias da Polícia, em uma tentativa de acabar com esses crimes. Quando isso acontece, ele precisa mudar sua estratégia de ação, porque não poderá mais contar com a proteção que tinha anteriormente.

Mais uma vez, o cinema argentino produz um filme maravilhoso, mostrando a crueldade, a frieza e a desumanidade, tudo misturado à doçura da vida familiar, de uma forma contrastante, quase irreal.

Mas é exatamente assim a vida. Polêmica. Controversa. Cheia de contradições. Com múltiplas facetas e interpretações.

Um filme que vale a pena ver.

 

 

 

Written by

Instagram
  • #thubtenchodron #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza