Now reading

Filme “Lulu nua e crua” (2013)

Filme “Lulu nua e crua” (2013)
Filme “Lulu nua e crua” (2013)

Título original: Lulu femme nue

 

Este é um filme francês que se passa na região do Loire. Uma mulher resolve procurar emprego como secretária em uma cidade próxima de onde morava. Ela não foi contratada. Ao tentar voltar para casa, acaba perdendo o trem e precisa passar a noite na pequena cidade à beira do Atlântico. No dia seguinte, continua sem motivação para retomar sua vida de mãe e esposa e decide continuar na cidade, mesmo sem ter o que comer e onde dormir. É acolhida por um homem que cuida de um camping e vive com ele uma história de amor. Sua irmã e sua filha vão procurá-la, mas não conseguem interromper aquele momento de felicidade na vida da mulher. Deste ponto em diante, outros eventos vão acontecer, contribuindo para que Lulu repense em sua vida e em suas escolhas.

Não é um filme excelente. É um drama francês onde a história tem o papel central, sem efeitos especiais ou um ápice de tensão. Ainda assim, gostei bastante, porque me fez pensar.

Fiquei imaginando quantas pessoas não aceitam a vida medíocre que levam pelo receio de mudar?

No filme, Lulu está infeliz, é casada com um homem machista e que a trata mal, chegando a usar violência física em alguns momentos. Ela quer mudar e ninguém a apoia em um primeiro momento. Até que ela toma a decisão extrema de não voltar para casa. Ela prefere passar fome, frio, e viver na incerteza se vai ter onde dormir a voltar para sua rotina diária. Se ela não tivesse ido a esta entrevista de emprego, se não tivesse saído de casa, teria continuado na mesma vidinha de sempre até ir morrendo aos poucos de tristeza.

O pior é que nem sempre percebemos que as coisas não estão boas. Podemos demonstrar irritação, insatisfação, mas muitas vezes não conseguimos ter a clareza para compreender a causa desse desconforto. Pode-se descontar em motivos diversos, sem que se chegue ao cerne da questão. E sem a compreensão completa, o problema nunca será resolvido. Quando uma das coisas na vida não está bem, podemos sentir como se tudo estivesse mal, porque os compartimentos não são separados em nossa mente; não existe uma caixa dos problemas amorosos, outra dos problemas familiares, outra das questões profissionais… tudo se mistura e a insatisfação fica generalizada.

Afastar-se da rotina, sozinho, para refletir e olhar para dentro de si mesmo pode ajudar, como fez Lulu no filme. Ela precisou se afastar de tudo, aprender a se conhecer, a entender os prazeres que julgava importantes, as pessoas de quem sentia falta, para tomar a decisão de como queria levar sua vida daquele ponto em diante.

Não tem cabimento viver essa vida insatisfeito, esperando mudar em uma próxima. E se não houver uma próxima vida? Não é neste momento que temos que tentar ser felizes e fazer bem às pessoas à nossa volta? O que de fato precisamos materialmente é muito pouco; precisamos de verdade das pessoas que amamos junto de nós.

E nossa melhor companhia deve ser a nossa.

 

 

Written by

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza