Perfumaria: Rosa
Previous post
Now reading

Filme “Humano: uma viagem pela vida” (2015)

Filme “Humano: uma viagem pela vida” (2015)
Filme “Humano: uma viagem pela vida” (2015)

 

Human é um documentário de Yann Arthus-Bertrand. Ele foi produzido com a ajuda de duas fundações sem fins lucrativos: Bettencourt Schueller Foundation e GoodPlanet Foundation.

Eu estava acompanhando a produção do filme através de alguns vídeos publicados em seu canal do YouTube (Human The Movie). Minha expectativa era grande, mas só agora consegui assistir ao filme que foi exibido nos cinemas. Foram feitos 3 filmes com as entrevistas (também disponíveis no YouTube) e dois filmes menores sobre o Making of e as músicas.

Yann Arthus-Bertrand é um fotógrafo, jornalista, repórter e ambientalista francês. Ele nasceu de uma família de renomados joalheiros, fundada por Claude Arthus-Bertrand e Michel-Ange Marion. Ele se interessou pela natureza e pela vida selvagem ainda na infância. Originalmente sua especialidade era a fotografia de animais, mas logo a fotografia aérea mudou seu rumo; fez fotografias ao redor do mundo. Publicou mais de 60 livros com suas fotografias feitas em helicópteros e balões. Seu trabalho foi publicado várias vezes na Revista National Geographic e exibido em diversos países.

 

“I am one man among seven billion others. For the past 40 years, I have been photographing our planet and its human diversity, and I have the feeling that humanity is not making any progress. We can’t always manage to live together.

Why is that?

I didn’t look for an answer in statistics or analysis, but in man himself.”

[Sou um homem entre outros sete bilhões. Há 40 anos, fotografo nosso planeta e a diversidade humana, e tenho a sensação de que a humanidade não está progredindo. Não conseguimos continuar vivendo juntos.

Por quê?

Eu não busco uma resposta em estatísticas ou análises, mas na própria espécie humana.] 

– Yann Arthus-Bertrand

Foi com este questionamento que Arthus-Bertrand teve a ideia de fazer o filme Human

O filme foi formado a partir de uma coleção de histórias e imagens do nosso mundo, oferecendo uma imersão no núcleo do que significa ser humano. Através dessas histórias cheias de amor e felicidade, assim como de ódio e violência, Human nos coloca cara a cara com o outro, fazendo-nos refletir sobre nossas vidas. Desde histórias de experiências cotidianas até relatos das vidas mais inacreditáveis, esses encontros pungentes compartilham uma rara sinceridade e sublinham quem somos – nosso lado mais sombrio, mas também o que há de mais nobre em nós e o que é universal. Nossa Terra é mostrada de forma sublime através de imagens aéreas fantásticas, acompanhadas de música maravilhosa, resultando em uma ode à beleza do mundo, proporcionando um momento de inspiração e de introspecção.

Foram entrevistadas pessoas dos mais diversos países de todos os continentes. Experiências de vida absolutamente diversas, todas as culturas, todas as religiões. Algumas colocações são emocionantes e o filme nos conquista pelo todo: a beleza dos lugares da Terra, a diversidade da população mundial e a visualização da pobreza extrema, da fome, da falta de condições mínimas de vida e, ainda assim, da valorização das pequenas coisas que fazem a vida valer a pena.

Eu gostei demais do filme. Recomendo a todos que vejam. Mas as pessoas não deveriam apenas assistir ao filme; deveriam assistir e perceber que precisamos fazer algo pelo mundo, pelas pessoas de todos os lugares. A ganância precisa dar lugar a investimentos nas áreas mais pobres, mais carentes. O mundo é inviável desta forma. E não podemos simplesmente fechar os olhos e fazer de conta que nada disso nos diz respeito.

O filme é lindo visualmente. E é também um chacoalhão, um convite a sair da inércia e da imobilidade e tentar fazer algo pelo coletivo.

Vou deixar alguns outros vídeos excelentes:

 

 

 

 

Written by

Instagram
  • #lopedevega #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #fiodordostoievski #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #elianebrum #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #eugéniodeandrade #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #richardHooker #citações #reflexõesdesilviasouza