Now reading

Filme: “Força Maior” (“Turist” – 2014)

Filme: “Força Maior” (“Turist” – 2014)
Filme: “Força Maior” (“Turist” – 2014)

Você vive com uma pessoa há anos. Tem filhos com ela. E acha que a conhece profundamente.

O que aconteceria se, em uma emergência, essa pessoa fugisse, se omitisse, deixando você e seus filhos expostos ao perigo? Como você se sentiria? Mudaria seu amor por essa pessoa? Será que você conseguiria continuar a vida como se nada tivesse acontecido?

O filme tem um ritmo de filme europeu. Acontece inteiramente em meio aos Alpes Franceses. Neve o tempo todo. Tela do cinema completamente branca por segundos intermináveis em muitos momentos. O filme é tenso. Não pelos acontecimentos. Mas por causa da tensão psicológica que vai crescendo ao longo da história.

Casamento. Filhos. Confiança.

E, mais uma vez, a questão dos pontos de vista. Como as pessoas podem ver as coisas de forma completamente diferentes. O problema, muitas vezes, não é do reconhecimento do erro. Mas a pessoa simplesmente não vê o erro. Tem um olhar tão particular da situação, que realmente acredita que sua vivência é a real.

Como resolver esse impasse? Como analisar tudo isso objetivamente? Não são fatos apenas. Não é uma mera questão da verdade. Há sentimentos envolvidos, mágoas presentes e passadas. Silêncios que foram guardados. Aparências que devem ser mantidas. Preservar os filhos de todas as tensões. É possível?

Esse filme não é uma diversão. É um filme altamente reflexivo. Como eu gosto de usar filmes e livros como base para os meus questionamentos, foi um filme que me agradou. Mas não é para todos os gostos. Porque nem todos querem refletir sobre seus problemas. Preferem apenas viver a vida e jogar a sujeira para baixo do tapete.

Eu sigo nas minhas reflexões… e na minha solidão.

 

 

– Sílvia Souza

Written by

Instagram
  • #albertcamus #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #lamatseringeverest #citações #budismo #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #trechosliterarios #amulherdetrintaanos #reflexõesdesilviasouza
  • #edmundburke #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #rubemalves #citações #reflexõesdesilviasouza