Now reading

Filme “Diplomacia” (“Diplomatie” – 2014)

Filme “Diplomacia” (“Diplomatie” – 2014)
Filme “Diplomacia” (“Diplomatie” – 2014)

“Diplomacia” é uma produção franco-alemã dirigida por Volker Schlöndorff e baseada em uma história real acontecida na fase final da Segunda Guerra Mundial.

A conquista de Paris por Hitler durante a Segunda Guerra teve um gosto especial para a Alemanha. Paris já era uma cidade linda que atraía artistas, escritores e pensadores do mundo todo. O desejo de Hitler era tornar Berlim tão bonita quanto Paris.

Entretanto, depois do desembarque dos Aliados em território francês e do avanço das tropas aliadas na França, com o intuito de libertar Paris e, posteriormente, derrotar o exército alemão, fez com a Alemanha pensasse em uma vingança: destruir Paris e matar a maior parte de seus habitantes.

As ordens de Berlim foram a de instalar explosivos em todas as pontes de Paris e em vários pontos turísticos, como no Museu do Louvre. Com as explosões, o Sena transbordaria e, quem não morresse nas explosões, corria o risco de morrer afogado ou ficar desabrigado. A Resistência conseguiu conter o sucesso do plano Alemão por um tempo, na tentativa de esperar a chegada dos Aliados.

Mas uma das ações principais foi tomada pelo Cônsul da Suécia, Raoul Nordling, interpretado no filme pelo excelente ator André Dussollier. A Suécia estava neutra na Guerra. Talvez até por este motivo, ele assumiu o papel de conversar com o Governador Militar de Paris, durante a ocupação, o General Dietrich von Choltitz, interpretado pelo também excelente Niels Arestrup

Além de gostar muito desse tema da Segunda Guerra, tenho enorme admiração por filmes construídos em cima de excelentes diálogos, mais do que em efeitos especiais. E, nesse filme, é justamente o que acontece.

O filme quase inteiro se passa no gabinete do General Dietrich von Choltitz, que ficava do Hôtel Maurice, em plena Rue de Rivoli, na frente do Jardin des Tuileries, próximo ao Museu do Louvre. E, com exceção de algumas poucas cenas envolvendo soldados alemães e alguns outros personagens, o filme é construído em torno do diálogo entre os dois personagens principais. Nordling tenta dissuadir Choltitz do plano de destruir Paris, usando todos os argumentos possíveis. E Choltitz mostra o seu ponto, as ameaças que sofre e a dificuldade de tomar uma decisão dessa monta.

Não há ação no filme. As mortes da Guerra não estão presentes; são apenas mencionadas. Realmente o nome diz bem do que se trata, porque ele se baseia na conversa diplomática e civilizada entre dois personagens que, claramente, possuem uma admiração mútua e que decidem o destino de uma cidade.

Excelente filme!

 

 

Written by

Instagram
  • #marcoaurélio #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #joséluíspeixoto #citações ##abraço #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #fernandopessoa #citações #reflexõesdesilviasouza