Now reading

Filme: “Attila Marcel” – 2013

Filme: “Attila Marcel” – 2013
Filme: “Attila Marcel” – 2013

Fiquei imaginando poder olhar para momentos específicos do passado com os olhos de agora. Qual seria minha impressão? Cenas da infância, da adolescência ou mesmo da vida adulta. No momento em que estamos vivenciando o presente, há uma carga emocional, sentimentos envolvidos. Sempre fico com essa impressão; a impressão de que os fatos não são objetivos. Sempre que houver um ser humano em qualquer evento, há muito mais do que um fato. Há todos os sentimentos, os pensamentos que se sucedem segundo a segundo na mente de cada pessoa. Se abro a porta para alguém que chega à minha casa, não há apenas o ato de abrir a porta. Estarei carregada de alegria se a pessoa que chega me agrada; ou de irritação, se fui interrompida; de curiosidade, se não sei do que se trata.  Então, meu olhar, meu sorriso, minhas expressões, a forma como vou girar a chave e abaixar a maçaneta… tudo vai ser um complemento dos meus sentimentos naquele momento.

E se traumas que ficaram, por causa de lembranças duvidosas, pudessem ser revistos, revividos? Talvez as lembranças se esclarecessem. Talvez as angústias sumissem.

É claro que é ilusório pensar tudo isso. Mas no cinema tudo é possível. E Paul revive cenas da infância ao beber um chá especial. E vai curando suas mágoas, acalmando seu sono. Todas as verdades que lhe foram omitidas, ele esclarece sozinho nessas visitas rápidas ao passado.

Eu adoraria poder fazer isso. Tenho tanta dificuldade de acertar o ponteiro dos meus julgamentos sobre mim mesma. Há dias em que me julgo com muita complacência, como se eu fosse vítima de todas as situações. Há dias em que me julgo de forma muito rigorosa, como se eu fosse culpada por todas as tristezas do mundo. Certamente os dois extremos estão errados. O equilíbrio deve estar em algum ponto intermediário. Mas onde, exatamente?

 

 

– Sílvia Souza

Written by

Instagram
  • #francescoalberoni #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #honorédebalzac #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #JaimeDeBalmes #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #jamesbaldwin #citações #reflexõesdesilviasouza
  • #mikhailbakunin #citações #reflexõesdesilviasouza